Este era um projecto há já muito imaginado e desejado que finalmente se concretiza nesta data!
A Estação Meteorológica Experimental dos Carris está em fase experimental, mas já disponível para fornecer dados meteorológicos das Minas dos Carris, Serra do Gerês.
Impõe-se, antes de mais, vários agradecimentos...
Em primeiro lugar, agradeço ao Eng. Carlos Araújo pelo entusiasmo e profissionalismo com que abraçou este desafio. Terão sido muitas horas e noites dedicadas - pro bono - a idealizar e preparar todo o projecto, desde o seu desenho até à sua instrumentação. Sem o Carlos, não teria sido possível termos esta Estação Meteorológica Experimental a funcionar. Estarei eternamente grato ao Carlos por toda a dedicação que deu a esta ideia. Obrigado!
Em segundo lugar, agradeço ao Márcio Azevedo - Presidente da Junta de Freguesia de Cabril - o apoio e facilidades concedidas para que o projecto pudesse ser implementado. O mesmo agradecimento se estende aos Baldios de Cabril e a todos os habitantes da freguesia de Cabril que, com todos os seus projectos que se alargam por todo o ano, preservam a sua memória colectiva. As Minas dos Carris fazem parte da sua História indelével e esta Estação Meteorológica Experimental é, em parte, a continuação da sua História. Obrigado!
Agradeço ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas pelas autorizações concedidas para a implementação e concretização deste projecto. Tenho a certeza que esta Estação Meteorológica Experimental terá um valor para, de certa forma, ajudar na conservação no Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Finalmente, um agradecimento aos membros da equipa que ajudaram no transporte e montagem da Estação Meteorológica Experimental dos Carris, nomeadamente à Susana Santos (eterna companheira de caminhadas e da caminhada do dia-a-dia...), ao Ricardo Guimarães e ao João Araújo que apesar de uma noite mal dormida não quis deixar de fazer parte deste dia.
A Estação Meteorológica Experimental dos Carris é um projecto de poucos para todos (para TODOS!). Esperamos que seja uma mais-valia para quem visita o Parque Nacional da Peneda-Gerês e em especial a «alta montanha» geresiana. Que seja uma janela para todos os sonhos e que, como tal, seja preservada como um instrumento de segurança e como uma valiosa ferramenta de informação científica. Assim, preservar a Estação Meteorológica Experimental dos Carris será uma obrigação de todos.
A Estação Meteorológica Experimental dos Carris tem como objetivo a obtenção de dados meteorológicos da zona dos Carris, Serra do Gerês, de forma a ajudar todas as pessoas que utilizam a montanha. A estação meteorológica é constituída por diferentes sensores, nomeadamente, de temperatura, humidade, velocidade do vento e direção. Está também instalado um pluviómetro para a medição de chuva, assim como a radiação solar. De salientar que o sistema é alimentado a energia solar e constituído por vários equipamentos tecnológicos que garantem a segurança.
Sublinha-se o carácter voluntário de toda esta iniciativa e os dados fornecidos devem ser usados simplesmente como informação, complementar a dados oficiais
A Estação Meteorológica Experimental dos Carris pode ser acedida aqui!
Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)
Sem comentários:
Enviar um comentário