sábado, 19 de junho de 2021

Serra do Gerês - Do Campo ao Campo por Junceda, Leonte e Albergaria

 


Foram pouco mais de 21 km pela Serra do Gerês num dia sempre a ameaçar chuva, mas que afinal acabou por não chegar.

Saindo do Campo do Gerês e tendo como destino o Campo do Gerês, o percurso foi-se fazendo à medida que as passadas iam sendo dadas. Inicialmente segui o traçado da GR50 Grande Rota da Peneda-Gerês que me levou a Junceda. Abandonando-a aqui, segui então na direcção do Vale do Meio passando pela Casa Florestal de Junceda e por breves metros seguindo o traçado do Trilho das Silhas dos Ursos. O Vale do Meio dá lugar à Manga da Tojeira e no final desta, temos a visão de Gamil lá na distância tendo quase como pano de fundo a Serra Amarela. As nuvens ora iam subindo e descendo pelas encostas, encobrindo os topos das serranias, e o Sol por vezes fazia o suor correr com mais intensidade.

Seguindo na direcção do Pé de Cabril, em breve passava pela Fenteira do Prado e logo depois fazia uma curta paragem no Prado. O Vale do Rio Gerês e as vertentes nascentes deste começavam a ficar à vista à medida que me ia aproximando da base dos espigões do Pé de Cabril antes de iniciar a descida para a Portela de Leonte passando pela Portela de Confurco. Antes, um vislumbre do movimento das nuvens a subir a Corga D'reita e a taparem a vista para o Prado Marelo. 

Nova paragem junto à Casa Florestal de Leonte para saborear um café e duas natas (!)... Bom, prosseguindo a jornada, segui pelo antigo caminho florestal paralelo à estrada Portela de Leonte - Portela do Homem, até entroncar nela, seguindo-a até Albergaria e parando de novo junto do Curral de Albergaria pertencente aos habitantes de Vilarinho da Furna. A parte final seria feira pela Estrada da Geira e seguindo pelo traçado do Trilho da Águia do Sarilhão, passando pelo Parque de Campismo de Cerdeira e terminando no ponto de partida sem ganhar 2.000,00 euros!

Ficam algumas fotografias do dia...





























Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: