quinta-feira, 4 de junho de 2020

Código de Conduta na visita ao Parque Nacional da Peneda-Gerês


Este Código de Conduta para a visita ao Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), aplica-se não só ao nosso único Parque Nacional, mas também às outras áreas protegidas no território nacional. Como já o devem cumprir na visita ás áreas protegidas no estrangeiro, não deve ser difícil fazer o mesmo no nosso país...

Para melhor usufruir da sua visita, leia e cumpra o Código de conduta em áreas protegidas.

Se observar algum comportamento negativo face à natureza, contacte o SOS Ambiente 808 200 520. 

Em caso de acidente contacte o serviço de emergência 112. Seja o mais claro(a) e preciso(a) que puder nas indicações sobre o local onde se encontra e sobre o que se está a passar. Caso não seja possível o contacto telefónico, mantenha a calma e procure ajuda.

Em caso de mordedura de víbora (o que só acontecerá se o animal for directamente molestado) deve manter a calma (a mordedura de víbora raramente é fatal) e evitar movimentações desnecessárias. Se a parte mordida for um membro, imobilize-o e limpe a parte afectada. Contacte o Centro de Informação Antivenenos 808 250 250 e dirija-se ao hospital mais próximo, logo que possível.

Em algumas áreas, durante a época de caça (15 de Agosto a 28 de Fevereiro) às quintas-feiras, fins-de-semana e feriados, podem ocorrer actividades cinegéticas pelo que deve ter o máximo cuidado para não ser a vítima.

Tenha sempre em atenção as previsões meteorológicas e evite realizar actividades em dias em que se preveja a ocorrência de chuva, trovoadas e nevoeiros.

Leve consigo mais pessoas, mas, se tiver de ir só, informe alguém conhecido ou uma entidade local acerca da sua partida e do regresso.

Previna-se com agasalhos, alimentos, água, protector solar e/ou impermeável.

Poderá munir-se também de telemóvel e lanterna (não faça fogo nem deite para o chão beatas acesas, em alguns períodos é mesmo proibido fumar nos espaços florestais).

Tome precauções especiais e mantenha-se sempre nos trilhos e caminhos, especialmente em zonas húmidas, rochosas, áreas calcárias (onde podem existir fendas e algares) ou com minas e poços, de modo a evitar quedas e não pratique actos que coloquem em risco a sua segurança ou a dos outros.

Respeite as populações locais! E respeite-se a si próprio e os outros ao deitar o lixo em qualquer lugar.

Sem comentários: