Maravilhoso dia de caminhada na Serra do Gerês e bom dia para tentar encontrar o Ferrinho de Engomar. Esta característica geológica, na verdade uma pedra com uma forma peculiar, está localizada no topo da Quelha Verde e abaixo do Curral da Lomba do Vidoeiro. Assim, propus-me percorrer parte do Trilho dos Currais até chegar à Lomba do Vidoeiro para tentar, finalmente, conseguir ver esta rocha.
O percurso inicia-se (agora) junto do Vidoeiro e seguindo as indicações do percurso de pequena rota, em breve passamos pelo que resta dos antigos viveiros dos Serviços Florestais e das cercas onde em tempos viveram (aprisionados) corças, javalis e lobos. O caminho segue depois por uma estrada em terra batida e flecte à esquerda, indo depois subir até passar pela estrada que liga à Pedra Bela e enveredando de novo numa íngreme subida que bordeja a Quelha Verde.
O carreiro, não recomendável a cardíacos e fumadores (!), leva-nos por um bosque de carvalhos, azevinhos e medronheiros até atingir um novo estradão florestal ladeado de pinheiros que nos irá conduzir ao Curral da Lombo do Vidoeiro. Daqui, segue-se para o Curral da Carvalha das Éguas e Curral de Espinheira, até chegar à Pedra Bela a partir de onde desce para as Caldas do Gerês passando ainda pelo Curral de Gaio.
Quanto ao Ferrinho de Engomar... não dei com ele e fica para outra caminhada!
Algumas imagens do dia...
Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)
Sem comentários:
Enviar um comentário