segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Trilhos seculares - Ao topo do Pé de Cabril pela face Sul

Esta foi uma caminhada por uma zona já bem conhecida da Serra do Gerês e com passagem pelo topo do Pé de Cabril trepando a sua face Sul.

O dia óptimo de caminhada começou no Parque de Campismo de Cerdeira e seguiu em direcção ao Prado do Gamil, seguindo depois através do Prado e subido a face Sul do Pé de Cabril. Com trilho mais ou menos assinalado, a subida torna-se um pouco complicada pela vegetação que entretanto foi tomando conta do carreiro. Depois de se vencer os últimos obstáculos rochosos, chegamos à base que nos leva à via ferrata e daqui ao topo do Pé de Cabril.

A descida foi feita seguindo o percurso que agora é usualmente utilizado para conquistar o 'Farol da Serra', seguindo depois em direcção ao Prado do Tirolirão mas passando uns metros a Sul do curral. O percurso seguiu depois pela margem esquerda da albufeira da barragem de Vilarinho das Furnas e mais adiante desci pelo Penedo Rachado, voltando à Cerdeira.