sábado, 10 de junho de 2017

Vigilantes por uma serra - o apelo


Partilho aqui um apelo dos amigos Teresa e Bernardo Markowsky

A Serra da Freita foi queimada, vandalizada, desvalorizada e sofre agora dum corte raso das poucas árvores que sobreviveram, além da agravante ameaça do eucalipto.

1.917 pessoas assinaram uma Petição Pública que alerta as autoridades para esta situação.

O Movimento Gaio realiza pelo quinto ano consecutivo um campo ambiental de Vigilância Florestal. Desta vez com objectivos diferentes:

-  Os plantadores de oxigénio defendem as suas árvores.

-  Mostrar presença. As autoridades desapareceram de cena, nós não.

-  Vigilantes atentos alertam para situações irregulares como plantações ilegais de eucalipto, cortes de árvores nativas em maior escala, pilhas de madeira, queimadas ilegais. Estes registos vão ser entregues às autoridades.

-  Ainda que poucas, há extensões de mata que necessitam de vigilância constante. O eng. florestal do ICNF, Manuel Rainha, apontou para uma atenção particular com o grande pinhal da Alagoa entre Manhouce e Gestoso.

-  Há a necessidade urgente de sensibilizar a população local para estas causas.

-  Segue aqui um apelo particular. Vocês podem imaginar que para nós, que testemunhamos a situação dos incêndios e depois o galopante abate das árvores nativas, enfrentar este desequilíbrio total, não é fácil de suportar. Precisamos de vocês para reencontrar em conversas abertas, caminhadas, risos - "uma nova canção de ajuda."

Por tudo isto apelamos à vossa inscrição na Vigilância Florestal na Serra da Freita de 2017.

Oferecemos alojamento gratuito numa casa de xisto com dois pisos, luz, cozinha e casa de banho numa aldeia típica, a Aldeia de Candal.

Contamos com uma maior aderência da parte da VO.U Porto e dos escuteiros.

Teresa e Bernardo Markowsky

Sem comentários: