segunda-feira, 23 de julho de 2007

Estudo fotográfico da concessão mineira do Salto do Lobo

Carris, 19 de Julho de 2007

É na concessão n.º2234 (Salto do Lobo) onde se encontram os dois poços de mina existentes nas Minas dos Carris. Um dos poços representa um dos maiores perigos existentes naquela zona pois encontra-se a céu aberto e sem qualquer tipo de protecção que evite uma queda de mais de 70 metros ao visitante desprevenido. Estas imagens mostram o estado do interior de parte desta concessão. O acesso ao interior da mina não deve ser levado a cabo sem o equipamento adequado e sem se ter tomado todas as precauções necessárias. De forma geral não é aconselhada a entrada na mina pois o perigo de derrocada é real.

Esta fotografia mostra o que deveria ser a galeria de acesso a um outro sistema de galerias da concessão do Salto do Lobo. A parede ali colocada impede agora a passagem e desconhece-se o estado das galerias após esta passagem.


Nesta parede localizava-se o quadro de controlo do elevador...


O quadro de controlo do elevador jaz agora no chão completamente destruído...


Esta fotografia mostra o que parece ser um dispositivo mecânico que deveria servir para accionar qualquer mecanismo no quadro do elevador. Este dispositivo foi recuperado do interior da mina e será posteriormente reparado. Quem sabe se no futuro poderá fazer parte de um espólio em exposição relacionado com as Minas dos Carris.

O elevador desta mina era composto por duas cabines. Uma das cabines encontra-se neste nível enquanto que a segunda estará mergulhada na água no fundo da mina... perdida para sempre. Neste nível o seu espaço está vazio e apenas protegido por duas grades ferrugentas que permitem a observação do poço da mina.

Esta fotografia mostra um espaço que antigamente era ocupado por uma plataforma de madeira na qual existia um alçapão que dava acesso à escada de madeira visível na imagem. A plataforma de madeira colapsou deixando ver a escada de madeira que se encontra em muito mau estado e inutilizável. Esta espaço encontra-se mesmo ao lado do poço do elevador.


O aspecto enferrujado de uma das cabines do elevador. Estas cabines serviam para o transporte dos mineiros e dos vagões de transporte de minério, sendo ainda visíveis no chão da cabine os dispositivos de fixação dos vagões.


Um outro aspecto da cabine do elevador. O seu mau estado é evidente...


Um dos aspectos curiosos no poço da mina é a sua parte superior, isto é o espaço acima do nível onde se encontravam as cabines. Assim, olhando para cima ainda é possível se observar uma das roldanas de suporte dos cabos da segunda cabine. É difícil discernir o que se encontra para lá das estruturas de madeira e metal que se observam nesta imagem...

Uma escada de madeira jaz no chão perto do poço do elevador... nunca mais será utilizada...


O poço da mina! Passado uns metros as trevas não deixam ver o que está para lá do limite da luz. Dando acesso aos diversos níveis da mina, esconde no seu fundo uma das cabines do elevador. Tendo em conta que o desnível até à saída de emergência ronda os 200 metros, a sua profundidade é no entanto desconhecida. As suas galerias ainda guardam muitas ferramentas, vagões e outro material de laboração mineira... um espólio perdido para sempre, uma memória que se vai apagando...

Apesar de serem visíveis outros vagões junto da saída de emergência do Corgo das Negras, este é o único vagão que se pode observar no interior da mina.

...aos poucos uma memória que se apaga, enterrada nas areias do tempo...

Fotografias © Rui C. Barbosa

1 comentário:

Anónimo disse...

Os meus sinceros parabéns pelo interessante e bem documentado Blog. As minas de montanha são um tema que me desperta a curiosidade, a qual ja me levou a visitar algumas no país vizinho.
Ainda não tive a oportunidade de fazer o trilho e visitar as Minas dos Carris, mas está na minha agenda para as próximas semanas.
Abraço