quarta-feira, 1 de outubro de 2025

Presidente do Município de Terras de Bouro anuncia requalificação da Estrada da Geira

 


Numa publicação na sua página pessoal na rede social Facebook, o Presidente do Município de Terras de Bouro, Manuel Tibo, anunciou requalificação da Estrada da Geira.

Segundo o edil terrabourense, a "Câmara Municipal de Terras de Bouro prepara-se para lançar um investimento de mais de 1 milhão de euros na requalificação da Estrada da Bouça da Mó, um troço fundamental da emblemática Mata da Albergaria. O concurso público para a empreitada será lançado em breve, concretizando uma antiga aspiração da população e dos visitantes deste território único no Parque Nacional da Peneda-Gerês."

A intervenção que será levada a cabo "prevê a aplicação de calçada no pavimento, a instalação de barreiras e guardas de proteção, e a construção de valetas onde as condições o permitirem," com as melhorias a visarem "garantir uma circulação mais segura e permanente entre a aldeia do Campo do Gerês e a Portela do Homem."

Na imagem em cima, o traçado que será requalificado está representado pela linha vermelha. A linha azul representa parte dos traçados já anteriormente requalificados.

Ainda segundo Manuel Tibo, "mais do que uma simples obra de requalificação, esta ação representa um importante passo deste Executivo na valorização da visitação à Mata da Albergaria. Amantes da natureza, caminhantes e viajantes terão, em breve, a oportunidade de desfrutar deste património natural em condições reforçadas, consolidando o papel de Terras de Bouro como a porta de entrada privilegiada para o coração do Gerês."

Fotografia: Facebook pessoal de Manuel Tibo 

O "Rivoli" das Minas dos Carris

 


"Rivoli" era o nome que era dado a um dos edifícios do complexo mineiros dos Carris do qual, nos nossos dias, apenas existe a sua base em alvenaria.

Do edifício em questão apenas conheço duas fotografias datadas de Agosto de 1951 (em cima) e 1976 (em baixo, já em adiantado estado de degradação).



Segundo Fernando Fundo, antigo trabalhador nas Minas dos carris, este edifício era o dormitório para o pessoal da mina que não tinha lá família local, tendo sido também onde o próprio dormiu durante o primeiro mês da sua permanência no complexo mineiro. O edifício seria desactivado após a construção da caserna nova.

Fotografia © Paulo Gaspar / Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Fotografia © Fernando Fundo (Todos os direitos reservados)

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)