Páginas

domingo, 4 de fevereiro de 2024

Grande Rota Transfronteiriça Gerês-Xurés (Etapa 2 - de Maus de Salas a Salgueiro)

 


Esta foi a segunda etapa da "Grande Rota Transfronteiriça Gerês-Xurés" num evento promovido por RB Hiking & Trekking (o artigo sobre a primeira etapa está aqui).

Com uma distância total de 13,4 km, a segunda etapa da Grande Rota Transfronteiriça Gerês-Xurés leva-nos de Maus de Salas à abandonada aldeia de Salgueiro, passando pelas povoações de Xermeade e Prado.

Este dia levou-nos pelas paisagens etnográficas de Xermeade e pela Poza da Fecha, uma das zonas balneares mais cobiçadas de toda a Baixa Limia.



Atravessando núcleos rurais, frondosos bosques e mosaicos agrícolas, esta etapa vai terminar na paisagem silenciosa de Salgueiro. A aldeia de Salgueiro sempre foi uma das povoações mais isoladas da Serra do Xurés, estando rodeada por formosas serranias e por um ambiente agreste.

De origem provavelmente medieval, a sua riqueza surgiu pelo fabrico de carvão. Porém, estando localizada a mais de 1.000 metros de altitude, sem fornecimento de electricidade, maus acessos e o fim do uso do carvão, ditaram o seu eventual destino em meados do século XX.

A aldeia de Salgueiro sempre foi uma povoação agrícola e de criação de gado, onde muitas das tarefas eram feitas em modo comunitário. Todos os habitantes tinham gado e, sobretudo, ovelhas e cabras que se vendiam a comerciantes para carne seca. Porém, acima de tudo, foi terra de carvoeiros, ofício que trouxe muito dinheiro à aldeia, mas também penúrias, pois era um trabalho escravo e esgotante. 

Hoje é uma povoação silenciosa onde se tenta preservar a sua memória conservando as ruínas ali existentes.






















Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários para o blogue Carris são moderados.