Por muito que se olhe, por muito tempo que se vislumbre a paisagem... locais que nunca se esquecem e que fazem despontar a vontade de, mais uma vez, lá voltar...
Por várias vezes me interroguei sobre os estes pilares. Parecem-me de um sistema de condução de água desde as Abrótegas. Sabes mais sobre eles? De quando serão?
Sim, os pilares faziam parte de um sistema de condução de água desde as Abrótegas passando pelo salto do Lobo e seguindo possivelmente em direcção à lavaria no topo da Lamalonga. Outros mais pequenos são encontrados junto do antigo campo de futebol e mesmo no Salto do Lobo são visíveis outros pilares. Suponho que a sua construção datará dos anos 50 após a construção da lavaria por parte da Sociedade das Minas do Gerês.
É uma boa pergunta... muito provavelmente utilizariam bombas pneumáticas para elevar a água até à lavaria, no entanto eu não tenho dados concretos sobre este assunto.
Por várias vezes me interroguei sobre os estes pilares. Parecem-me de um sistema de condução de água desde as Abrótegas. Sabes mais sobre eles? De quando serão?
ResponderEliminarSim, os pilares faziam parte de um sistema de condução de água desde as Abrótegas passando pelo salto do Lobo e seguindo possivelmente em direcção à lavaria no topo da Lamalonga. Outros mais pequenos são encontrados junto do antigo campo de futebol e mesmo no Salto do Lobo são visíveis outros pilares. Suponho que a sua construção datará dos anos 50 após a construção da lavaria por parte da Sociedade das Minas do Gerês.
ResponderEliminarMas como é resolviam o problema da cota? A lavadaria não é amesma das minas? Era outra?
ResponderEliminarÉ uma boa pergunta... muito provavelmente utilizariam bombas pneumáticas para elevar a água até à lavaria, no entanto eu não tenho dados concretos sobre este assunto.
ResponderEliminar