Segundo dia a percorrer o Trilho das Bruxas de Harz ("Harzer Hexenstieg"), um percurso pedestre de cerca de 100 km que decorre entre Osterode am Harz e Thale, na Alemanha.
Esta etapa de 22,5 km levou-nos desde Altenau até ao topo do Monte Brocken com uma posterior viagem de comboio até à pequena vila de Schierke
Mais uma vez, caminhamos por vastos bosques de coníferas intercalados por pequenos ribeiros. No caminho, estava interessado em passar pela Cascatas de Nabentaler que, porém, acabaria por ser um anti-climax devido ao seu pequeno tamanho. Ao contrário do dia anterior, no qual encontramos muito pouca gente a percorrer o Harzer Hexenstieg, neste dia acabaríamos por encontrar muita gente à medida que nos aproximávamos de Torfhaus.
Torfhaus é a estância de férias mais alta da Baixa Saxónia e atrai visitantes graças à sua localização conveniente, à vista directa para o Brocken e ao acesso directo à rede de trilhos para caminhadas e esqui de fundo.
A partir daqui, podemos seguir pelo famoso trilho de Goethe (Goetheweg) ou praticar BTT diretamente até ao Brocken, a 1.141 metros de altitude, e entrar no Parque Nacional de Harz. O Centro de Visitantes do Parque Nacional oferece inúmeras informações sobre a flora e a fauna do Harz. Mesmo no Inverno, os esquiadores, os esquiadores de fundo e todos os outros entusiastas dos desportos de Inverno aproveitam ao máximo a sua passagem por Torfhaus.
Em Torfhaus o "Harzer Hexenstieg" divide-se em duas rotas. A rota principal segue a "Goetheweg" - o Trilho de Goethe - em direcção a Brocken, estando em alguns pontos paralela ao magnífico Caminho-de-Ferro de Brocken Railway, e daqui para Königshütte. Uma via alternativa desvia-se de Brocken e segue por outros pontos do Sistema de Rega do Alto Harz, tais como os diques de Oderteich e de Rehberg. Após passar Sankt Andreasberg e Braunlage, este caminho junta-se ao percurso principal.
O Goetheweg vai-nos levar até ao ponto mais elevado de todo o Harzer Hexenstieg, o Monte Brocken, levando-nos através da antiga fronteira da República Democratica Alemã.
Em Torfhaus entramos também no Parque Nacional de Harz. Em 2006, o Harz tornou-se o primeiro Parque Nacional da Alemanha a abranger dois estados federais; a parte oriental, em Saxónia-Anhalt, abrange 8.900 hectares e foi criada em 1990. Em 1994, o governo federal de Niedersachsen estabeleceu a parte ocidental do parque, abrangendo 15.800 hectares. Como resultado, o Parque Nacional do Harz unificado compreende aproximadamente 24.700 hectares. O parque faz parte da rede Natura 2000 – a rede europeia de conservação da natureza.
O Parque Nacional do Harz estende-se desde uma cadeia montanhosa baixa perto de Herzberg, na parte Sul das montanhas, passando pelo maciço do Harz até às suas encostas a Norte, perto de Bad Harzburg e Ilsenburg. Oferece toda a gama de sistemas ecológicos característicos, variações de altitude, encostas e rochas. A altitude varia entre aproximadamente 240 m no Norte e 270 m na extremidade Sul, até 1.141 m no Monte Brocken. O Parque oferece uma paisagem ecologicamente complexa e contém diferentes zonas de vegetação.
O Parque é praticamente desabitado, mas contém alguns povoados. Quase toda a área do parque é florestada e pertence aos estados federais.
Pesquisas científicas identificaram diversos ‘habitats’ que, com base nos padrões da Europa Central, estão bastante próximos de um estado natural, como as regiões altas e médias ou zonas do Harz, biótopos rochosos, muitas águas correntes e uma grande área de faias, abetos e florestas mistas. Em algumas áreas, no entanto, devem ser realizadas alterações ecológicas na florestação para se aproximar das condições florestais naturais originais.
Chegados ao topo do Monte Brocken, decidimos de imediato tomar o comboio que nos levaria a Schierke, onde passaríamos a noite. A Ferrovia Brocken ("Brockenbahn") é uma das três ferrovias turísticas de bitola métrica que, juntamente com a Ferrovia Harz e a Ferrovia do Vale Selke, formam a rede ferroviária Harz Narrow Gauge Railways, na cordilheira do Harz.
Schierke é uma vila e antigo município do distrito de Harz, no estado alemão da Saxónia-Anhalt. Desde 1 de Julho de 2009, faz parte da cidade de Wernigerode. Situada na cordilheira do Harz, no vale do rio Bode, na orla do Parque Nacional do Harz, é principalmente uma estância turística, especialmente para caminhadas e todos os tipos de desportos de Inverno.
Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Os comentários para o blogue Carris são moderados.