Páginas

sábado, 5 de julho de 2025

"Fichinhas" ou "Fechinhas"?

 


É uma das questões que muitas vezes me colocam: diz-se "Fichinas" ou "Fechinhas" quando nos referimos ao curral ou ao vale na Serra do Gerês?

A toponímia ajuda-nos a compreender os lugares dando-nos pistas sobre as suas características ou sobre acontecimentos que ali ocorreram. Veja-se o exemplo de "Matança" ou o exemplo do caso em questão.

Assim, deve-se dizer "Fichinhas" ou "Fechinhas"? Olhemos para o vale que se eleva em direcção à Lameira da Mourisca. O vale é percorrido por um curso de água onde existem muitas pequenas cascatas ou quedas de água. Na Serra do Gerês o termo "fecha" é um regionalismo que significa "cascata". De facto, para manter o rigor da toponímia, não se deveria utilizar este termo (Cascata do Arado, Cascata do Zanganho, Cascata de Cela Cavalos), mas sim "fecha" (Fecha do Arado, Fecha do Zanganho, Fecha de Cela Cavalos), tal como se utiliza em "Fecha de Barjas".

Quando escrevemos "Fichinhas" estamos reproduzir a forma como dizemos (erradamente) o nome e não a reproduzir a sua forma verdadeira, isto é, "Fechinhas" - pequenas quedas de água que existem ao longo do rio que percorre o vale onde está situado o curral.

Um erro semelhante surge em "Arrocela"; neste curral foi colocada uma placa com a inscrição "Arrucela". Ou referir "chá" em vez de "chã".

Assim, "Curral de Fechinhas" e não "Curral de Fichinhas".

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários para o blogue Carris são moderados.