Neste dia rumamos à Serra da Cabreira para percorrer o PR4 VRM "Percurso do Turio", seguindo por frondosos bosques e pelas memórias dos Serviços Florestais.
Este é um "trilho em laço que se inicia e termina na Casa de Guarda do Turio, com uma extensão aproximada de 10,5 km, facilmente realizável pelo visitante. Apresenta ao longo do seu traçado quatro fontes – Fonte Seca, Fonte do Palmeiro, Fonte do Confurco e Fonte da Pedra Escrita, e dois parques de merenda – Fonte do Palmeiro e Serradela. Trata-se de um trilho pouco exposto."
Ainda segundo a descrição oficial, é um "trilho realizado em grande parte no coração do Turio, proporciona ao visitante o contacto directo com o que de mais belo a natureza tem. É possível observar espécies florestais diversas, com exemplares frondosos. As linhas de água rasgam estes povoamentos, dando graça e enriquecendo toda esta paisagem. O sossego e a tranquilidade que aqui se sente e vive é um dos fortes motivos para que esta área seja habitualmente frequentada por corços, javalis, esquilos e raposas. Para além de poder atravessar o seio de todo este ecossistema, o visitante poderá ainda apreciar a sua inegável valia estética, observando-o dos miradouros da Serradela e da Pedra Escrita.Poderá ainda tirar partido dos dois parques de merenda para se retemperar e ganhar forças para o resto da caminhada. É ainda possível observar, ao longo do trilho, diversas estruturas de reconhecido interesse patrimonial."
Ficam algumas fotografias do dia...
Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Os comentários para o blogue Carris são moderados.