Páginas

segunda-feira, 26 de agosto de 2024

Serra do Gerês - Em busca da Poça da Ana Teresa

 


A Poça da Ana Teresa era (é) uma nascente natural que em tempos forneceu água à Repartição dos Serviços Florestais. Localizada não muito longe do centro das Caldas do Gerês, por esta mesma razão foi demorada a visita a este local.

Actualmente, a Poça da Ana Teresa encontra-se coberta por uma placa de betão armado, tendo apenas uma pequena entrada que lhe permite o acesso. Escondida por entre a vegetação, passa despercebida (como passou quando caminhei ao passar por ela) e somente uma afortunada ajuda me levou à sua localização.




Neste dia, caminhei das Caldas do Gerês, seguindo pela parte inicial da etapa da Grande Rota da Peneda-Gerês entre a vila termal e a aldeia comunitária da Ermida. Logo após a primeira subida em caminho florestal, tirei partido de um caminho recentemente limpo e segui quase sempre a meia encosta. O velho caminho, em parte já tomado pelo matagal, vai entroncar num outro mais adiante, curiosamente já junto da Poça da Ana Teresa.

O resto do percurso levou-me a passar pelo velho Curral do Vidoeiro, seguindo depois por um carreiro que segue junto da estrada, passando a Ribeira da Figueira e acedendo a Secelo. Continuando entre a estrada e cortando por carreiros, entrava no percurso do Trilho da Preguiça que me levou à Cascata da Laja, Curral da Laja, Curral da Mijaceira e Cascata de Leonte, subindo aqui à estrada. Logo de seguida, tomei o velho caminho para a Portela de Leonte passando pela Fonte do Escalheiro.

Após reabastecer água na Portela de Leonte, segui em direcção da base do Pé de Cabril passando pela Portela de Confurco, seguindo depois para o Prado, Fenteira do Prado e Manga da Tojeira, continuando pelo Vale do Meio até chegar à Fonte de Junceda e Casa Florestal de Junceda. Os últimos quilómetros para o Campo do Gerês foram feitos seguindo a Grande Rota da Peneda-Gerês.















Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários para o blogue Carris são moderados.