O Percurso das Árvores e o Percurso do Rio Mouro são dois pequenos traçados pedestres que se podem facilmente percorrer junto da Porta do PNPG de Lamas de Mouro, Serra da Peneda.
Tanto um como outro têm 1 km de extensão e demoram cerca de 20 minutos a ser percorridos, sendo de dificuldade fácil.
O Percurso das Árvores segue por uma área onde antigamente existiu um viveiro dos Serviços Florestais, numa época que ficou marcada pela grande variedade de espécies de árvores que ali existiram. Ao todo, podemos observar 20 espécies distintas que se localizam à volta da Porta do PNPG. As árvores estão identificadas com informação interpretativa, podendo ser observadas o Carvalho Alvarinho, Vidoeiro, Cipreste do Bussaco, Pinheiro Silvestre, Pereira Brava, Salgueiro, Pinheiro Bravo, Carvalho Americano, Catalpa, Cipreste de Lawson, Pseudotsuga, Criptoménia do Japão, Pilriteiro, Castanheiro, Cornogodinho, Freixo, Nogueira-preta, Bordo, Abeto-do-Norte e o Cedro-do-Himalaia.
Por seu lado, o Percurso do Rio decorre pela margem do Rio Mouro que nasce em Lamas de Mouro. Este curso de água é o resultado da junção de três nascentes, sendo o habitat de muitas espécies de fauna e de flora que este traçado ajuda a desvendar.
A Porta de Lamas de Mouro foi a primeira a ser implementada no Parque Nacional da Peneda-Gerês e, com várias infraestruturas de apoio aos visitantes, adequa-se a todas as idades. A exposição interectiva ali existente, convida crianças e adultos a ficarem a conhecer mais acerca da fauna e flora do único parque nacional de Portugal.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Os comentários para o blogue Carris são moderados.