Com a subida das vezeiras para os pastos nos altos serranos, deixo aqui uma nota histórica sobre as vezeiras de bovinos registadas a 31 de Agosto de 1907.
Na altura, a vezeira do Vilar da Veiga tinha 240 animais, dos quais 150 se encontravam na vezeira e 90 se encontravam ao feirio. Então, a vezeira utilizava os currais no Vidoeiro, Secelo, Mijaceira, Leonte de Cima, Lomba de Pau, Prados da Messe e Lomba do Vidoeiro.
A vezeira do Vilar da Veiga possuía ainda os currais da Carvalha das Éguas, Junco, parte do Curral de Chã da Fonte, Teixeira, Camalhão e Conho. Os currais de Lomba de Pau e de Chã da Fonte eram comuns com Rio Caldo, sendo a ocupação definida como 'primi capientis'.
A vezeira do Gerês possuía 32 animais em feirio.
Rio Caldo possuía 80 animais em vezeira e 18 em feirio, num total de 98 animais, usando os currais da Lage, Raiz, Vidoal, Maveira e Arenado. A ao subir ou descer por Leonte para os outros currais, a vezeira do Vilar da Veiga tinha direito a pernoitar no Vidoal.
A vezeira de Covide possuía 177 animais, dos quais 90 em vezeira e 87 em feirio. Esta vezeira não possuía currais dentro dos limites do perímetro florestal do Gerês, tendo os currais de Lameirinha, Peneda, Felgueira e Lubagueira, foram dos seus limites.
A vezeira de S. João do Campo tinha 60 animais em vezeira e 70 em feirio, num total de 130. Usava o Curral do Campo (ou de Leonte de Baixo), tendo foram dos limites do perímetro florestal do Gerês os currais de Gamil, Bustelo, Prado, Prado Marelo, Tirolirão e Mourinho.
A vezeira de Vilarinho da Furna tinha 270 animais, dos quais 60 se encontravam em vezeira e 210 em feirio. Usava os currais de Albergaria, S. Miguel, Prados Caveiros e Calvos.
A vezeira de Lindoso possuía 300 animais em feirio, mas estes não pastavam em currais na Serra do Gerês, apesar de pastarem em terrenos dentro dos limites do perímetro florestal.
Cabril tinha 270 animais, dos quais 90 em vezeira e 180 em feirio. Usavam os currais de Absedo, Abrótegas, Lamas de Homem e Pássaro.
As vezeiras da Ermida e de fafião tinham um total de 150 animais, dos quais 70 se encontravam em vezeira e 80 em feirio, pastando-os dentro dos limites da mata, mas sem possuir currais dentro dela.
A vezeira de Vila Meã, do lado galego, tinha 160 animais em feirio, usando os currais das Albas e Amoreira.
___
Informação baseada no livro "Mata do Gerês" (Tude Martins de Sousa, 1926)
Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Os comentários para o blogue Carris são moderados.