Páginas

terça-feira, 5 de dezembro de 2023

Serra do Gerês - Uma volta circular entre Lameirinha e o Prado com passagem na Junceda

 


Esta foi uma pequena caminhada na Serra do Gerês que iniciei junto do cruzamento de Lameirinha e me levou até ao Prado com passagem por Junceda.

Passando o Curral de Lameirinha, entramos no antigo caminho que ligava o Campo do Gerês às Caldas do Gerês antes da abertura da Estrada Panorâmica das Voltas de São Bento. O curral ainda guarda o seu velho forno pastoril, agora alagado, e o que parecem ser os restos de um outro abrigo, há muito sem uso.

Seguindo pelo que nos parece ser os restos de uma calçada, seguimos em direcção a Monserra tomando o azimute das linhas de média tensão e chegando ao poste de electricidade, vemos quase de imediato as mariolas que temos de seguir tendo como pano de fundo a aldeia do Campo do Gerês e as encostas da Serra Amarela.

O carreiro vai-nos levar até ao «princípio» de uma calçada que temos de descer até um caminho que nos levará à intersecção com o traçado da Grande Rota da Peneda-Gerês que iremos seguir até à Chã de Junceda passando no Salgueiral e Chão de Pinheiro.

Na Chã de Junceda vamos encontrar a Casa Florestal de Junceda e aqui tomamos por breves dezenas de metros, o traçado do Trilho da Silha dos Ursos, que abandonamos para nos dirigirmos ao Vale do Meio e depois à Manga da Tojeira, finda a qual teremos a panorâmica sobre a Boca do Rio e o Curral de Gamil.

Seguindo para Poente, passamos dentro em pouco pela Fenteira do Prado a caminho do Prado, onde chegamos pouco depois. Após uma pequena paragem, retomamos a jornada, atravessando de novo a turfeira para chegarmos às imediações da Fenteira do Prado, mas desta vez, seguimos na direcção de Gamil para tomarmos o traçado do Trilho da Silha dos Ursos que iremos seguir para chegarmos à Manga da Tojeira onde vamos flectir à esquerda para visitar uma das velhas silhas existentes na encosta.

Depois da passagem pela velha silha do século XVII, seguimos o percurso até à casa florestal e daqui toma-se a estrada florestal para voltarmos ao ponto de partida.

Ficam algumas fotografias do dia...














Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários para o blogue Carris são moderados.