Esta é uma pequena caminhada que nos proporciona vastos horizontes por entre a Serra do Gerês e a Serra Amarela. A subida à Picota - de onde se vislumbra o resto do mundo - é uma experiência para todos os sentidos.
Com os seus 824 metros de altitude, a Picota é um alto situado perto do Campo do Gerês, Serra do Gerês. Situado fora dos limites do Parque Nacional da Peneda-Gerês, a partir de lá tem-se uma vista privilegiada sobre a aldeia que se abriga a partir do Assento, agachada na vertente das encostas que descem do Pinhote. Por outro lado, a imensidão da albufeira da Barragem de Vilarinho das Furnas torna-se num desenho pintado a azul por entre a rudeza das serras. A albufeira está ali, aos nossos pés, sofrendo o castigo de inundar Vilarinho da Furna e agora jaz, a albufeira, aprisionada entre as vertentes da Amarela e do Gerês.
O caminho inicia-se no Cimo da Portela, Campo do Gerês, e toma um carreiro florestal que atravessa um pequeno bosque. Após algumas centenas de metros, a vegetação mais alta desaparece e entramos nas encostas mais íngremes e pedregosas do Vale Tejo através dos velhos carreiros do pastoreio. A trepada à Picota desafia os sentidos quando se caminha pelo estreito carreiro escondido por entre as pequenas fragas graníticas. O caminho leva-nos perto do muro que divide as freguesias de Campo do Gerês e Covide, virando a Nascente já quase no final da subida.
Ao longo da trepada, onde todo o cuidado é pouco devido à natureza da rocha e à inclinação, as vistas sobre o Vale do Rio Homem, a Serra Amarela e a albufeira da Barragem de Vilarinho das Furnas, são soberbas! No alto o cenário alarga-se para as vertentes da Serra do Gerês e para a Veiga de S. João aos pés do Campo do Gerês, para onde se vai descer passando por Cobras Sombras.
Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Os comentários para o blogue Carris são moderados.