O Trilho de Germil (PR6 PTB) é um percurso circular de Pequena Rota que se inicia na aldeia de Germil, Ponte da Barca, e percorre as encostas da serrania perto da aldeia. Por entre antigos caminhos empedrados que guardam gravadas as marcas do tempo e dos tempos nos quais o homem tirava todo o seu sustento do trabalho no campo, velhas casas que fazem lembrar tempos idos, paisagens de grandes espaços que se alargam para lá do Soajo, e carvalhais luxuriantes que compartem o bosque com a vegetação ripícola, o percurso é uma excelente escapatória para os rudes carreiros de montanha que percorremos muitas vezes no Parque Nacional.
A placa de início de percurso encontra-se junto da Igreja Matriz de Germil que nos leva a dirigir para o centro da aldeia até encontrar outro conjunto de placas e as indicações da pequena rota.
A informação sobre o Trilho de Germil pode ser obtida aqui.
Ao longo do percurso, e principalmente na sua parte inicial, podem-se introduzir pequenas variações que nos levam a visitar «novos» elementos não contemplados originalmente no percurso pedestre do Trilho de Germil, nomeadamente o Miradouro do Fragão, a Cascata Portavênse e o Prado Relva, introduzidos pela Péd'Rios e que trazem um valor acrescentado à jornada que nos propomos fazer. Um outro ponto de visita que não deve ser deixado de lado, é o Fojo de Germil localizado na margem esquerda do Rio de Germil.
Passando as poldras após vencer a primeira subida saindo da aldeia e passando a Costa do Eido, o trilho vai descer para um pequeno pinhal antes de chegar à estrada que liga Entre Ambos-os-Rios e Germil.
Este é assim num agradável percurso pelas faldas da Serra Amarela.
Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Os comentários para o blogue Carris são moderados.