Páginas

domingo, 28 de fevereiro de 2021

Regresso ao Trilho de Germil

 


O Trilho de Germil (PR6 PTB) é um percurso circular de Pequena Rota que se inicia na aldeia de Germil, Ponte da Barca, e percorre as encostas da serrania perto da aldeia. Por entre antigos caminhos empedrados que guardam gravadas as marcas do tempo e dos tempos nos quais o homem tirava todo o seu sustento do trabalho no campo, assistir ao sair dos rebanhos de cabras e ver os pequenotes ao pinotes na corte, velhas casas que fazem lembrar tempos idos, paisagens de grandes espaços que se alargam para lá do Soajo, e carvalhais luxuriantes que compartem o bosque com a vegetação ripícula, o percurso é uma excelente escapatória para os rudes carreiros de montanha que muitas vezes percorremos no Parque Nacional.

A placa de início de percurso encontra-se junto da Igreja Matriz de Germil que nos leva a dirigir para o centro da aldeia até encontrar um outro conjunto de placas e as indicações da pequena rota. 

A informação sobre o Trilho de Germil pode ser obtida aqui.

Ao longo do percurso, e principalmente na sua parte inicial, podem-se introduzir pequenas variações que nos levam a visitar «novos» elementos não contemplados originalmente no percurso pedestre do Trilho de Germil, nomeadamente o Miradouro do Fragão, a Cascata Portavênse e o Prado Relva, introduzidos pela Péd'Rios e que trazem um valor acrescentado à jornada que nos propomos fazer. Um outro ponto de visita que não deve ser deixado de lado, é o Fojo de Germil localizado na margem esquerda do Rio de Germil.

Passando as poldras após vencer a primeira subida saindo da aldeia e passando a Costa do Eido, o trilho vai descer para um pequeno pinhal antes de chegar à estrada que liga Entre Ambos-os-Rios e Germil. 

Com a sinalética recentemente renovada, este torna-se ainda mais num agradável percurso matinal pelas faldas da Serra Amarela. A não perder.




















Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Ia fazer um 'best of'...

 


Ia fazer um 'best of' dos comentários sobre o grupo que se perdeu na Serra do Gerês no dia 27 de Fevereiro. Entre «multas sem direito a julgamento» e «deixá-los lá ficar» vindo de moralistas e de pessoal que escreve de acordo com o AO que ainda há-de vir, há de tudo!

Porém, penso que os nossos dias já são demasiado deprimentes para dedicar o meu tempo a isto...

Apelo

 


O João Paulo Oliveira é alguém que adora fotografia de Natureza e sempre que pode, vai-nos brindando com as suas fotografias das caminhadas que faz pela Serra do Gerês e não só.

Na sua mais recente caminhada, o João perdeu a sua máquina fotográfica, uma Canon PowerShot G7 X Mark II compacta. Terá perdido a máquina a caminho das Minas dos Carris, Serra do Gerês, na volta do Modorno, pouco depois de passar a Ribeira de Modorno, no dia 28 de Fevereiro de 2021.

Diz-se que entre o «pessoal» da montanha existe uma camaradagem e que «somos especiais» no sentido da bondade, camaradagem e entre-ajuda. Talvez sejam lugares-comuns, mas eu quero acreditar que não.

Neste dia, o João diz ter visto mais alguém a subir na direcção das Minas dos Carris pelo Vale do Homem e assim, faço um apelo para que, caso essas pessoas tenham encontrado a máquina fotografia (que estava dentro de uma bolsa), devolvam a máquina fotográfica e faça com que este dia seja mais especial do que já terá sido.

Paisagens da Peneda-Gerês (DCCCLX) - Caminhos velhos

 


Os caminhos velhos que em tempos idos ligavam as aldeias serranas são hoje testemunho de uma forma de vida de outrora. A fotografia mostra parte do Caminho do Rio de Baixo, Germil, Serra Amarela.

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

"Turistas perdidos no Gerês foram multados por furarem confinamento"

 


Notícia do jornal O Minho para ler aqui.

Os três cidadãos espanhóis e um francês resgatados na noite de sábado para domingo, na Serra do Gerês, terão violado as regras de confinamento impostas pelo Governo, uma vez que moram e trabalham na cidade do Porto mas foram encontrados em Terras de Bouro durante o período onde a circulação entre concelhos estava restrita.

Fotografia © Bombeiros de Terras de Bouro via O Minho

Previsão meteorológica para Nevosa/Carris (28 de Fevereiro a 8 de Março)

 


A semana inicia-se com um dia soalheiro e deverá continuar com céu pouco nublado ou limpo e alguns períodos de chuva fraca.

sábado, 27 de fevereiro de 2021

Despedida do Sol em Brufe

 


O final do dia em Brufe traz a magia da despedida do Sol em finais de tardes de Inverno.

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

"Bombeiros e GNR resgatam quatro espanhóis na Serra do Gerês"

 


Notícia do Jornal de Notícias para ler aqui.

Quatro espanhóis, duas mulheres e dois homens, foram resgatados ao início da madrugada deste domingo, do alto da Serra do Gerês, pelos Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro, em conjunto com a Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR e GNR do Gerês.

Fotografia © Joaquim Gomes/JN

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Paisagens da Peneda-Gerês (DCCCLIX) - Marcos miliários

 


Os marcos miliários são uma presença constante ao longo do troço da Geira Romana que atravessa a Mata de Albergaria. Na fotografia mostra três dos marcos miliários existentes na Milha XXXIII na Ponte Feia - Mata de Albergaria, Serra do Gerês. 

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Previsão meteorológica para Nevosa/Carris (26 de Fevereiro a 6 de Março)

 


O fim-de-semana promete céu limpo para as Minas dos Carris, mas a chuva poderá voltar para a próxima semana.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

A triste ruína da Casa Abrigo do Académico F. Clube

 


De tempos a tempos volto a esta ruína, triste e abandonada, em pleno coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Um marco na história das actividades de montanha em Portugal, a Casa Abrigo do Académico F. Clube vai-se degradando a cada dia que passa.













Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)