A toponímia é uma peça muito importante para conhecermos e acima de tudo compreendermos a História da Serra do Gerês a das suas gentes.
Com o passar do tempo e com os fenómenos da emigração que levaram muitos Geresianos a ter de abandonar a sua terra, muitas das tradicionais tarefas foram-se perdendo e os nomes das coisas na serra foram-se apagando da memória.
Nos últimos anos, porém, tem-se feito um esforço considerável para se ir registando e ir estabelecendo os verdadeiros topónimos existentes não só na Serra do Gerês como nas restantes serras do Parque Nacional em contraponto ao aparecimento de topónimos «comerciais» que deturpam o conhecimento.
Quem chega ao Prado do Vidoal não se pode deixar de maravilhar com a paisagem serrana que se lhe depara. Desde os alcantilados do Pé de Medela e Carris de Maceira, passando pela profunda vertente do Cântaro, pela imponência do Outeiro Moço e pelo pico do Pé de Cabril a espreitar a Oeste. No entanto, os nossos olhos são atraídos pela imensa parede granítica que «ampara» o Cabeço de Lavadouros que se despenha no Ribeiro de Lavadouros.
Recentemente, o Paulo Costa apontou-me um outro topónimo para este cabeço que é também conhecido como a "Roca d'Arte"!
Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Os comentários para o blogue Carris são moderados.