O Centro Interpretativo das Minas da Borralha resulta de um esforço por parte da Câmara Municipal de Montalegre e do EcoMuseu de Barroso para a requalificação e aproveitamento daquele antigo complexo mineiro.
Esta requalificação permitiu a recuperação e restauro de vários edifícios mineiros e a criação de percursos pedestres através dos quais podemos conhecer melhor aquelas minas.
O polo temático da Borralha insere-se na requalificação do espaço mineiro. A existência destas minas constitui uma riqueza geológica (litológica), potencialidade que tem de ser aproveitada com o objectivo de atrair turistas à região e assim desenvolver o turismo e a economia local. A história da exploração destas minas, bem como a riqueza natural e paisagística do meio envolvente, constituem potencialidades de atracão turística. Neste complexo foram intervencionadas quatro zonas: o Grupo D, centro do polo museológico, que contém recepção, auditório, balneários, e algumas zonas de exposição; a fundição edifício para futuras exposições; a casa dos compressores, edifício longitudinal, com quatro compressores de grandes dimensões; o arquivo, piso onde se encontra um grande espólio documental, relacionado com todas as actividades dirigidas pelas minas.
Mais informação aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Os comentários para o blogue Carris são moderados.