A área do Couce, perto do Lago Marinho, foi desde os tempos perdidos na memória do Homem, lugar de pastagem e de cultivo de centeio. A atestar isso encontram-se os inúmeros currais e as eiras simples que tiram partido das planas lajes de granito que por ali existem.
Ora, uma das muito interessantes características destes espaços é a sua toponímia. Se muitos currais na Serra do Gerês receberam designações que certamente terão como explicação algo há muito perdido, muitos dos currais existentes entre o Lago Marinho e os Cocões do Coucelinho, receberam os nomes de algumas das famílias que os usam. É claro que existem excepções, tais como o Curral de Lagoa, o Curral de Penedã, o Curral do Couce ou o Curral dos Cocões do Coucelinho (Curral do Coucelinho).
Uma contagem rápida nas imagens do Google Earth e chegamos a 17 currais. Acredito que em tempos todos estes currais tenham tido o seu nome e assim seria interessante tentar obter uma identificação destes espaços.
Como é óbvio, muitos destes currais contêm fornos e muitos destes passam despercebidos, pois alguns encontram-se escondidos de quem passa pelos usuais carreiros na serra.
Assim, agradecia qualquer ajuda que possa ser dada para a identificação destes currais para que a memória futura possa assim ajudar a enriquecer um pouco mais todo este território.
Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Os comentários para o blogue Carris são moderados.