Por vezes surgem na rede alguns episódios que me espantam pela ignorância dos autores ou pela verdadeira intenção de enganar os mais distraídos.
Nos últimos dias surgiram nos nossos jornais (tanto em versão on-line como na versão em papel) duas situações que são o exemplo de que o jornalismo em Portugal por vezes mergulha na lama da ignorância geográfica e que o 'Gerês' é utilizado para promover tudo o que lhe fica num raio de ... dezenas de quilómetros.
A capa do Jornal de Notícias do dia 19 de Julho de 2014 refere que os 'Jovens médicos vão aprender no fim do mundo'. Ora, lendo este título pensei eu que estes médicos iriam fazer alguma formação lá para a Patagónia ou para as profundezas das montanhas da Mongólia, do Tibete ou do Butão! Não podia estar mais enganado! Estes médicos vão praticar com os indígenas do Gerês!!! Mas afinal ao ler a notícia com mais atenção vê-se que o Gerês cresce a cada dia que passa e as as terras dos Arcos de Valvedez são agora parte integrante do Gerês! Deve ter havido algum movimento de anexação, quais forças geresianas a conquistar o mundo à imagem da pátria russa!
A utilização do nome (designação, marca, etc.) 'Gerês' para designar tudo o que está a Norte de Braga e a Oeste de Viana do Castelo, torna-se usual perante a ignorância de quem escreve ou a perversidade de querer utilizar esta designação para promoção alheia! Assim, veja-se o exemplo de uma promoção colocada pelo Público on-line sobre uma 'Aventura no Gerês - 3 Noites de Verão e Star Canyoning para Dois'. A promoção até que parece apelativa, porém mais uma vez uma leitura atenta mostra que esta promoção tem lugar em Castro Laboreiro, Melgaço, a dezenas de quilómetros do Gerês e em plena Serra da Peneda!
Há muito que a Serra do Gerês concorre a nível nacional com os principais destinos turísticos em Portugal. Assim, a marca 'Gerês' é algo de valor e que chama a atenção daqueles que procuram os lugares mais pitorescos de Portugal. Isto tornou-se mais evidente após a nomeação do Parque Nacional da Peneda-Gerês como uma das «maravilhas» de Portugal, mas o PNPG não é sé a Serra do Gerês e as outras zonas têm um potencial próprio de promoção que se encontra ao mesmo nível do Gerês. Porém, torna-se mais fácil utilizar a marca 'Gerês' para promover todos os lugares do Parque Nacional do que investir na própria promoção, mesmo que isso implique enganar os potenciais clientes e visitantes do PNPG.
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