Páginas
▼
segunda-feira, 14 de novembro de 2011
Vandalismo nos Carris
Como muita gente sabe, nem sempre alinho com o Parque Nacional da Peneda-Gerês no que diz respeito à proibição de se caminhar em algumas zonas do parque nacional. Porém, perante certos factos e atitudes de um ou outro ser acéfalo, ponho-me muitas vezes a pensar de que tal decisão não é totalmente desprovida de razão.
Como é óbvio, nem toda a gente se comparta como se comportou o indivíduo que vemos nestas fotografias e é certo que mais cedo ou mais tarde o que resta da camarata iria cair. Mas também acontece o mesmo com outras ruínas e não é por isso que temos o direito de vandalizar e destruir um património único da exploração mineira na Serra do Gerês.
Possivelmente, esta pessoa será daqueles que se insurge contra as limitações impostas pelo PNPG. Possivelmente será daqueles que pensam que as montanhas são de todos, mas que primeiro serão dele e que pode lá fazer tudo o que lhe dará prazer.
À organização da caminhada que teve lugar no Sábado, dia 12 de Novembro, já fiz saber que deverão ter mais cuidado com quem participa nas suas actividades e que deverão informar as pessoas dos códigos de conduta que são fundamentais na montanha e na convivência comum.
As leis nunca são criadas a pensarem quem cumpre, mas sim em quem não cumpre. Enquanto as pessoas não pensarem nisso, vão continuar a alinhar neste buraco anárquico que é o POPNPG e contribuir activamente para que situações destas continuem a acontecer.
ResponderEliminarQuem gosta realmente de caminhar e, neste caso em particular das serras do Geres, Peneda, Amarela e Soajo, preocupa-se que estes anormais não tenham livre acesso à serra.
Quem prefere continuar a dar mais importância ao numero de fieis que arrasta atrás de si, e esquece o seu dever social e moral, é mesmo isto que merece!!
Concordo plenamente!
ResponderEliminarNão vou repetir-me no que em anteriores ocasiões escrevi.
ResponderEliminarNão sei a taxa de acontecimentos deste tipo e a sua comprovação fotográfica,como nos últimos 2 casos,é certamente uma amostra que não releva de significância estatística,julgo,face ao que eventualmente acontecerá.Em todo o caso,o que me começa a incomodar é a reiteração deste tipo de atitudes,até por que aparentemente se o outro caso fora uma ida não organizada,esta pelos vistos,foi organizada.Sintoma de algo anómalo que parece contagiar,quiçá para mostrar (especulo!)'entre amigos';sintoma outro,também do que já se vê no audiovisual do país.E isso, sim,é que é o anómalo.
E portanto pode ser bem mais grave!
É realmente mais grave.
ResponderEliminarEsta caminhada foi organizada, foi cobrado 10€ pela participação, e o mau exemplo que está documentado foi obra de um membro da organização. Grande exemplo!
Boa tarde , Felicito o dono deste excelente blogue !
ResponderEliminarÁ anos que sigo este blogue por partilhar deste mesmo gosto : os Carris.
Um avô e um bisavó meu trabalharam nos Carris nestas minas de volfrâmio.
Mas, não é por esta razão que gosto deste lugar, a razão porque gosto, nem eu a sei explicar por palavras .
Já aqui fui aos Carris 15 vezes, 14 sozinho !
A ligação que tenho com este lugar é particular .
Depois de ver estas fotos estou com raiva de morte ao rato que está nas fotos.
Isto na minha presença não acontecia !
Tenho pena de as fotos terem pouca qualidade e a cara não ser mais perceptível .
Um dia vou ter a sorte de me cruzar com uma destas visitas guiadas a aprendizes de malfeitores.
Nesse dia a montanha vai rir !
Todos os que estiverem a permitir estas atrocidades são iguais ou piores que os que fazem .
O nosso encontro será inesquecível... Para mim !
Não vai haver tempo para fugir nem chorar !
Este dia vai acontecer !
Como eu disse ando por pelos Carris sempre sozinho, mas ... Sozinho ando muito mal acompanhado!
Aos vândalos : Envio-vos um grande abraço bem apertado no pescoço !
Cito : Zé Cunha disse...
ResponderEliminarÉ realmente mais grave.
Esta caminhada foi organizada, foi cobrado 10€ pela participação, e o mau exemplo que está documentado foi obra de um membro da organização. Grande exemplo.
Este rato é um membro da organização ?
Que organização ?
Zé cunha, peço-te para colocares aqui o nome dele, da organização, e se for possível uma foto com melhor qualidade, uma que se veja melhor os dentes !
Obrigado .
Caro Sérgio,
ResponderEliminarTive a oportunidade de quando tive conhecimento deste caso, enviar um email ao grupo que organizou esta caminhada a demonstrar o meu desagrado pela situação.
A resposta que me foi dada foi a de que não teria havia intenção de destruir a estrutura porque esta estava muito fragilizada e que logo não teria ocorrido um acto de vandalismo. Não concordei com esta resposta e fiz ver à organização que aquela estrutura teria aguentado nas duas últimas semanas, ventos muito fortes e que não seria um simples toque sem intenção que a faria cair. Além do mais, fiz ver que nas próprias fotografias é notória a intenção de vandalizar a estrutura, tal como se pode verificar na segunda fotografia.
Infelizmente, é impossível controlar estas situações, mas eles vão-sr tornar mais raras por uma razão muito simples... já lá não há muito que vandalizar ou destruir.
A pessoa em questão encontra-se devidamente identificada.
Caro Rui eu leio o teu blogue há anos, e tenho a certeza que por ti, isto ou parecido, jamais aconteceria .
ResponderEliminarO teu amor por estas zonas é inquestionável, peço-te desculpa por invadir o teu blogue com 2 comentários bruscos,mas…
Eu preferia partir um braço do que apanhar alguém lá no cimo a destruir !
Evito comentar coisas na Net por isto mesmo .
Mas estas fotos viraram-me as tripas !
Gente desta, vândalos brutos na minha óptica ensina-se com terror !
Eu não os considero seres humanos !
Mas vou sair deste triste assunto !
E falar um pouco deste excelente blogue .
Quando descobri este blogue fiquei muito contente, melhor dizendo fiquei eufórico !
Passei uma noite em claro a “devora-lo” Li o que pude. Lol Lol Lol
Foi muito bom para mim constatar que não sou o único apaixonado por este sitio .
Depois de conhecer este blogue , passei a sentir-me menos extraterrestre , quanto aos Carris , ou mais acompanhado. LOl
A única vez que fui acompanhado aí em cima, foi a segunda vez, fui com gente da cidade, eu também sou da cidade, nasci no Porto na Ribeira, Como dizia, correu-me mal a segunda vez, eles não gostaram do que eu ia por lá cima adorando ! Azar o deles .
Rezumindo: Passei por maluco, ou se calhar sou . Lol
O que era para mim alegria, era para eles sacrifício ! Lol
Deixo-te aqui o meu agradecimento tardio, pela existência deste blogue, muitíssimo obrigado !
Olá
ResponderEliminarPensara que já dissera tudo o que podia dizer mas os últimos comentários alertam-me para o seguinte.
Cuidado, muito cuidado com as 'interpretações' a partir de fotografias; o esgár no rosto pode tão só ser de surpresa e não de satisfação! Só um alerta!
Nada altera o acto em si, como é óbvio!
Carlos M. Silva