Páginas

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Concurso de fotografia de montanha do Parque Nacional da Peneda-Gerês - Último dia para entrega dos trabalhos em formato papel

Hoje é o último dia para entrega dos trabalho em formato papel.

Segundo o Regulamento do Concurso de Fotografia de Montanha do Parque Nacional da Peneda-Gerês, ... Nesta fase as fotografias deverão ser apresentadas em papel no formato mínimo de 15x20 (cm) e o máximo de 30x40 (cm). É também definido que cada fotografia deve ter inscrito no verso um título que exprima o significado da imagem e ser acompanhada de uma memória descritiva onde conste o título da fotografia e uma breve descrição do local, motivo fotografado, a data em que foi feito o registo fotográfico e / ou a razão da sua apresentação a concurso.


Ainda no Ponto 4.2 do Capítulo IV 'Entrega dos Trabalhos' é definido que as fotografias seleccionadas deverão ser apresentadas até 28 de Fevereiro de 2011 em formato papel com respectivas memórias descritivas em envelope fechado onde conste no exterior o nome do concorrente (pseudónimo) e o tema a que concorre, juntamente com um segundo envelope fechado com a correspondência entre o pseudónimo e a identificação do concorrente (nome completo, morada, BI, contacto telefónico).

As fotografias deverão ser enviadas devidamente acondicionadas para o endereço:

ADERE Peneda-Gerês
Concurso de Fotografia de Montanha PNPG
A/C Sónia Almeida
Largo da Misericórida, nº 10
4980-613 Ponte da Barca

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Guerra às Mimosas - Acto Primeiro

Em conjunto com o Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), decorreu nos dias 26 de 27 de Fevereiro de 2011 a acção Guerra às Mimosas levada a cabo pelo Blogue Carris em conjunto com a página da Comunidade Gerês no facebook e com o apoio do Parque de Campismo de Cerdeira e da Housemouse.

Como é sabido, as mimosas têm grande capacidade de se estenderem rapidamente num solo recém ardido, não dando qualquer hipótese a que outras plantas consigam germinar porque esta consegue germinar a partir do rebentamento da raiz e porque com a passagem de um incêndio num terreno a temperatura elevada quebra o estado de dormência das sementes. Assim, era urgente desenvolver-se um plano rápido de combate a estas invasoras nas áreas recentemente ardidas e a colaboração de todos teve um papel importante neste primeiro combate que certamente não será o último.


Durante estes dois dias, equipas de voluntários colaboraram no arranque das plantas infestantes jovens na zona de Lamas, Terras de Bouro, uma das zonas afectadas pelos incêncios de Agosto de 2010, e na zona do Vidoeiro, Caldas do Gerês.


Esta acção esteve aberta à participação de todos que assim poderam colaborar na preservação do nosso único Parque Nacional.

Agradeço assim ao empenho de todos os voluntários que estiveram presentes nos dois dias da acção. Através do seu altruísmo e dedicação à preservação do ambiente foi possível iniciar-se este processo de combate a estas plantas infestantes na área do PNPG.

Agradeço aos três Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas que estiveram presentes, nomeadamente ao Agrupamento "Pedra Bela", de Vilar da Veiga, ao Agrupamento XIX, de S. Vicente - Braga (aqui e aqui), e ao Agrupamento 424, Nogueira - Braga.

Agradeço também aos grupos de montanha presentes: UPB - Um Par de Botas, N Aventuras e BotaRota.

Um agradecimento muito especial às dezenas e dezenas de voluntários cuja lista seria muito extensa para nomear aqui. Sem dúvida que sem a vossa presença, esta iniciativa nunca teria sido possível.

Agradecimento especial ao Parque Nacional da Peneda-Gerês por acreditar que é possível se fazer um trabalho valoroso com voluntários e que estes podem contribuir para que Portugal tenho um Parque Nacional melhor.

Em nome pessoal quero agradecer a colaboração do Parque de Campismo de Cerdeira que para além de oferecer a estadia gratuíta em campismo, proporcionou facilidades para aqueles que preferiram dormir em camarata ou bungalow. O Parque de Campismo de Cerdeira mostrou assim mais uma vez ser um elemento de dinâmica turística, ambiental e social não só em S. João do Campo como em todo o PNPG.

Um agradecimento especial ao meu amigo Jaime Filipe da Comunicade Gerês pelo grande empenho e dedicação à iniciativa e às causas ambientais e humanas para a construção de uma sociedade e de um futuro melhor e mais justo.

Para terminar, um agradecimento ao grande Emanuel e pelo seu empenho da sua luta diária na conservação da biodiversidade no Gerês e por se manter firme perante a adversidade, seguro do seu rumo de vida. Um bem haja!

Para aqueles que ficaram com registos fotográficos peço que me enviem alguns dos vossos registos para o email.

Fotografias © Rui C. Barbosa

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Guerra às Mimosas, 26 e 27 de Fevereiro de 2011

Dezenas de pessoas mobilizam-se para combater as infestantes no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Dia 26


9h30 - Concentração no entroncamento para a Casa Florestal de Lamas (estrada entre S. JOão do Campo e as Caldas do Gerês). Enquadramento dos trabalhos e formação de equipas de intervenção.
12h30 - Almoço.
14h00 - Reinício dos trabalhos.
17h30 / 18h00 - Fim das actividades do dia.

Dia 27

9h00 - Concentração no entroncamento para a Casa Florestal de Lamas. Enquadramento dos trabalhos e formação de equipas de intervenção.
12h30 - Almoço.
14h00 - Reinício dos trabalhos.
17h30 - Fim da acção "Guerra às Mimosas".

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Trilhos Seculares - Curral de Obsedo (o 'Curral Esquecido')

Desde a primeira vez que vi uma fotografia deste curral que o achei peculiar, e parece-me a mim ser o único do género na Serra do Gerês. Tornou-se então um objectivo ir lá! Fui lá hoje ainda com a serra coberta de branco em muitas zonas, coisa que dificultou a progressão em muitos locais.

No final do dia a satisfação... além do corpo cansado e estar mais parecido com um índio norte-americano!

PS - Está instalado um interessante debate sobre a designação do curral com uma nova informação de que a designação pode ser 'Curral de Obededo'.

PS2 - Penso estar resolvida a questão da designação do curral após uma dica do Jorge Louro. O curral vem assinalado num dos mapas de um dos livros de Tude de Sousa com a designação de 'Curral de Obsedo'.











































Fotografias © Rui C. Barbosa

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Guerra às Mimosas - pesseio pelo campo de batalha

Um curto passeio pela zona de Lamas e Miradouro da Boneca, passando por alguns núcleos de mimosas que serão um verdadeiro campo de batalha do próximo fim-de-semana. Existem zonas onde a densidade destas plantas é mesmo elevada, havendo mesmo algumas com um calibre bastante grande.

Como já foi várias vezes referido, o nosso trabalho será no arranque das mimosas jovens que mesmo sendo árvores pequenas darão algum trabalaho.

Nas imagens a seguir vemos núcleos de mimosas observadas desde o Miradouro da Boneca em direcção à entrada das Caldas do Gerês (Assureira) e um núcleo por debaixo da Casa Florestal de Lamas.

Mais informação aqui e aqui.
















Fotografias © Rui C. Barbosa