Páginas

domingo, 21 de novembro de 2010

Visita técnica na zona oriental do PNPG

Inserida no Curso de Formação 'Gestão de Impactes do Turismo de Natureza em Valores Naturais Sensíveis' que decorreu entre 19 e 21 de Novembro, teve lugar uma visita técnica à zona oriental do Parque Nacional da Peneda-Gerês para a caracterização de actividades em zonas de montanha (escalada, parapente, 'canyoning', etc., e o seu impacte junto das aves rupículas. A visita foi guiada por David Teixeira, Director do EcoMuseu do Barroso, e enquadrada por Carlos Pacheco, Biólogo.

Percorrendo parte do Trilho Interpretativo de Pitões das Júnias, o objectivo era a observação de algumas espécies de aves que nidificam nas escarpas próximas de Pitões das Júnias, do Mosteiro de Sta. Maria das Júnias, e da Cascata de Pitões. Apesar de percorrido o trilho, foram escassas as espécies observadas devido às más condições atmosféricas (nevoeiro e chuva). Ficaram no entanto algumas notas importantes para os formandos sobre como prevenir eventuais impactos das suas actividades em espécies protegidas e não só.

A visita foi complementada com uma passagem pelo Pólo do EcoMuseu do Barroso em Pitões das Júnias e por uma passagem pela sede do EcoMuseu em Montalegre onde tivemos a oportunidade de assistir a uma apresentação multimédia sobre as terras barrosãs e a uma apresentação sobre a utilização de PDA's em zonas sensíveis do PNPG por parte do José Carlos Moura.

O Curso de Formação 'Gestão de Impactes do Turismo de Natureza em Valores Naturais Sensíveis' foi uma iniciativa do Turismo de Portugal e da Turismo do Porto e Norte de Portugal, com a coordenação técnica a carga da Liga para a Protecção da Natureza e a colaboração do Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade.

O curso foi dirigido a gestores e técnicos de empresas turísticas que desenvolvem actividades de turismo activo, turismo de natureza e desporto na natureza, abordando as temáticas relacionadas com a sensibilidade dos habitats e ecossistemas, o contributo da actividade turística para o desenvolvimento sustentável e a prevenção de impactes negativos, a implementação de códigos de conduta e de boas práticas ambientais.

Os temas abordados foram "Ecoturismo - definições e princípios" e " Modalidades e conceitos. Figuras de ordenamento do território. Legislação sobre turismo de natureza em áreas protegidas. Cartas de Desporto de Natureza" (Carla Rodrigues); "Actividades marítimo-turísticas:mergulho em Áreas Marinhas Protegidas" (Vasco Ferreira); "Actividades marítimo-turísticas: observação de mamíferos marinhos" (Sónia Matias); "Espeleísmo" (João Joanaz de Melo e Pedro Pinto); "Fotografia de natureza no contexto da Animação Turística" (Joaquim Pedro Ferreira); "Actividades em zonas de montanha (escalada, parapente, 'canyoning', etc) e aves rupículas" (Carlos Pacheco).































Fotografias: © Rui C. Barbosa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários para o blogue Carris são moderados.