Páginas

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Que vergonha, Terras de Bouro!!


Quando soube do que vai acontecer em Terras de Bouro no próximo dia 7 de Agosto fiquei incrédulo e nem queria acreditar no que os meus olhos viam. A realização de uma garraiada nesta vila minhota é totalmente contrária àquilo a que estamos habituados e não passa de uma tentativa descarada de tentar introduzir no Minho esta manifestação medieval e primária onde um animal é maltratado, para já não falar do seu possível destino após esta garraiada.

Segundo o que se pode ler no blogue Terras de Bouro, "As Vacas das Cordas, apesar de ter vaca no nome, a corrida traduzir-se-á numa espécie de tourada ao ar livre, pela Avenida Principal da Vila de Terras de Bouro, tendo sempre como protagonista principal um touro oriundo o Alentejo, com cerca de 400 quilos de peso." O blogue refere ainda "Teremos um touro de peso que promete dar luta a todos quantos o ousarem enfrentar e, como manda a tradição, sempre com percalços e muitos trambolhões à mistura dos populares que lhe ousarem fazer frente. Se tem espírito de aventura e não receia uma força bruta com 400 quilos de fúria, venha até à Vila de Terras de Bouro e participe nesta Vacas das Cordas!"

Mais uma vez se chama a «tradição» em algo que nunca havia visto em Terras de Bouro. Esta garraiada surge numa altura em que a tauromaquia está a perder terreno a olhos vistos como actividade ultrapassada e que a maioria da população portuguesa está contra. Por outro lado, e se este triste espectáculo fosse de facto uma tradição em Terras de Bouro, as tradições não devem nunca ser um obstáculo à prática de valores mais importantes.

Não se compreende a realização desta garraiada em Terras de Bouro! Que vergonha, Terras de Bouro!!! Assim, no próximo dia 7 de Agosto não visite Terras de Bouro e demonstre o seu desagrado para este email.

3 comentários:

  1. Muito boa noite. Subscrevo na totalidade o que escreveu. Apenas acho estranho e lamentável que um blog vizinho sobre o Gerês (que até agora sempre promoveu os valores da Natureza), faça promoção a essa mesma vil actividade.
    Cumprimentos.
    Nuno

    ResponderEliminar
  2. Não me parece que os Burios tivessem na sua tradição as touradas!

    Já que o presidente da CM de Terras de Bouro puxa sempre dos galões (quando lhe interessa) para relembrar as suas ascendências deste povo, o que fará ou como justificará agora esta atitude...?

    Tenho a certeza que os Burios ficariam indignados com tal atitude, at porque utilizavam os animais como instrumentos de trabalho e não como diversão macabra...

    ResponderEliminar
  3. assino por baixo tudo o que disses-te Rui! mas o mais fantástico é o enfoque dado à "tradição" de algo nunca feito na zona, numa tentativa falhada de ganhar credibilidade ou projecção, enfim , é a sociedade patética e hipócrita em que vivemos.

    Abraço!

    ResponderEliminar

Os comentários para o blogue Carris são moderados.