Situação operacional dos incêndios no Parque Nacional da Peneda-Gerês às 19:30:
- Incêndio do Mezio/Travanca: o incêndio mantem-se com 2 frentes activas às 18:30.
- Incêndio de Fafião: este incêndio havia sido dominado às 7:02 do dia 13 de Agosto. Deu-se uma reactivação às 17:58 do dia 15 de Agosto e às 18:30 mantinha-se com uma frente activa.
- Incêndio de Carris: para o combate ao incêndio que teve lugar em Carris foram inicialmente transportados de helicóptero cinco elementos do GIPS que compõem brigada sediada em Palmeira. Posteriormente foram helitransportados mais 9 elementos que ficaram no local até ao final do dia em vigilância. Em Carris apenas estiveram elementos do GIPS e vigilantes do parque. A área ardida não foi muita extensa devido à baixa intensidade do incêndio devido ao tipo de vegetação existente na zona.
Notícia PÚBLICO - Dois dos fogos que lavraram no Gerês estão em fase de rescaldo.
Notícia PÚBLICO - Fogo no Gerês continua por dominar ao quinto dia.
Fotografia © Rui C. Barbosa
Mata do cabril extinto?? eram 19.00 quando passamos naquela ponte onde o rio cabril se junta com a albufeira , tava mais feio que ontem...depois paramos um pouco no lindoso e passaram 4 carrinhas dos gips que só podiam ir naquela direcção...o cenário do lindoso para a serra do soajo é das imagens mais tristes da minha vida, via-se no mínimo 5 fogos de incêndio, depois subimos em entre-ambos-os-rios para germil tive a verdadeira noção que a serra amarela é mesmo totalmente serra negra...avizinham-se tempos muito dificeis para os locais e não só...
ResponderEliminarAbraço
Rui, gostava de saber se conheces o estado real em que a mata encontra!!1
ResponderEliminarNeste momento não sei em que estado se encontrará a Mata do Cabril, mas espero saber brevemente nem que lá tenha de ir!
ResponderEliminarAbraço!