Num dia de muito calor nem a manhã escapou a este tempo de canícula. A ideia original era chegar ao Cantarelo após passar pelos Prados Coveiros (Caveiros), no entanto o muito calor que se fazia sentir e que por vezes parecia aumentar de intensidade quando a brisa da montanha desaparecia, fez-nos alterar o rumo em direcção aos Prados da Messe mesmo pensando não haver água na nascente próximo do abrigo dos pastores.
Passavam já das 8h30 quando chegamos à Portela do Homem e já o resto do grupo nos aguardava. rapidamente iniciamos a caminhada pela estrada nacional até ao início do trilho que trepa a Costa de Sabrosa em direcção aos Prados Coveiros. À medida que iamos ganhando altitude a paisagem ia-se transformando. Cada sombra era um oásis e cada litro de água era como ouro que nos entrava no corpo. A progressão foi-se fazendo a um ritmo lento mas o arvoredo dos Prados Coveiros foi ganhando tamanho à medida que nos aproximavamos. Foi aqui o nosso primeiro descanso.
Após um vislumbre do Vale do Alto Homem, decidimos então caminhar até aos Prados da Messe. A reserva de água era a suficiente, mas mal chegados aos prados a preocupação pela falta de água dissipou-se pois da abençoada fonte brotava uma água fresca que serviu para animar o espírito.
Já decididos que a aventura do Cantarelo iria ficar para um outro fim-de-semana, iniciamos o regresso descendo a Sabrosa e encaminhando-nos para o Rio Homem quase à sombra da Ponte Feia para um retemperador mergulho.
Algumas fotografias...
Sem comentários:
Enviar um comentário
Os comentários para o blogue Carris são moderados.