Páginas

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Novidades sobre a Portaria 1245 - Notícia do PÚBLICO

Uma notícia do Jornal PÚBLICO sobre os protestos que têm surgido em relação à Portaria 1245/2009: Montanhistas do Gerês protestam contra a cobrança de taxas nas áreas protegidas.

1 comentário:

  1. Carlos M. Moreira da Silva2 de dezembro de 2009 às 19:09

    Meses atrás ao ler notícias sobre o PNPG fiquei com esperança que a filosofia de parque aberto (ampla/ aplicada nos USA) fizesse caminho por aqui.
    Hoje, ao ler notícia do Público fiquei estarrecido e revoltado.
    1) Sou parte de um grupo-geocachers,'Cacheiros Viajantes' que sabe o que é estar na natureza e com a história dos lugares.
    2) Embora pudesse perceber? 'alguma contribuição, simbólica' de quem 'comercializa (e bem) o Gerês, quero lembrar que o simbolismo neste país assume muitas vezes a forma de proliferação de 'taxas', e que mesmo esses, com todos os outros que a título pessoal fazem caminhadas, divulgam mais o PNPG e os outrso do que todos os dirigentes dos Parques. Bastaria ir ao Geocaching.com para poderem avaliar o ARQUIVO (acedível a todos) que as pessoas vão construindo sobre a nossa natureza e o país. E isso vale muito mais.
    3) Os Parques-e o PNPG neste caso-não é de estudantes,geólogos, biólogos ou de especialistas em gestão-mas de toda as pessoas,todas,mesmo de quem não é do local como eu.
    4)Nos USA,pagava-se uma quantia mínima e funcionava principalmente como registo, de quem,quantos e onde. Se aplicado cá, isso seria bastaria para a 'verdadeira gestão'por 'verdadeiros gestores'.
    5) Sendo eu um frequentador não muito rotineiro do PNPG, não aceito como cidadão,que me imponham-a mim e a a todos os outros-restrições totalmente fora do que deve ser o bem público, para usufruto de todos.

    Verei se poderei ir à manifestação.
    O bem público não pode ficar em mãos de 'auto-nomeados'iluminados.

    Cumprimentos.
    NOTA: E se houver caminhada próxima no PNPG comuniquem-me via 'Os Cacheiros Viajantes',no geocaching.com. Obrigado.
    Carlos M. Moreira da Silva
    Maia

    ResponderEliminar

Os comentários para o blogue Carris são moderados.