Carris, anos 50
Esta fotografia datará dos anos 50 numa altura em que a Sociedade das Minas do Gerês, Lda. iría iniciar a exploração dos filões de volfrâmio nos altos da Serra do Gerês próximo do marco geodésico dos Carris. Naquela zona estavam já à data estabelecidas três concessões mineiras principais: o Salto do Lobo, a Lamalonga e a Corga das Negras. O início da exploração de cada uma destas concessões é feito de forma sequencial, iniciando-se em primeiro lugar no Salto do Lobo.
Os trabalhos de exploração são iniciados em 1941 quando o mundo já se encontra mergulhado numa guerra mundial sedenta de matéria prima. Com o final do conflito a exploração do volfrâmio na Serra do Gerês sofre uma quebra e as concessões dos Carris são adquiridas pela Sociedade das Minas do Gerês, Lda.
Após o final dos trabalhos por parte da Sociedade Mineira dos Castelos, Lda. o complexo parece quase abandonado e muitas das estruturas sofrem os efeitos dos elementos. A fotografia em cima é testemunha de que para a reactivação do complexo mineiro como um sistema de exploração moderno foi necessário um investimento avultado por parte da Sociedade das Minas do Gerês, Lda.
Fotografia: © José Rodrigues de Sousa / Rui C. Barbosa
Sem comentários:
Enviar um comentário
Os comentários para o blogue Carris são moderados.