Páginas

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Direcções Técnicas

Carris, 23 de Dezembro de 1993

Ao longo dos seus anos de actividade as Minas dos Carris, mais precisamente as suas concessões mineiras (Salto do Lobo, Lamalonga I, Corga das Negras I, Castanheiro, Cadeiró e Romião), tiveram vários Directores Técnicos sendo o primeiro nomeado a 28 de Agosto de 1941 pela firma Domingos da Silva Lda. O primeiro a ocupar este cargo foi o Eng. Ramiro da Costa Cabral Nunes de Sobral.

Com a entrada em cena da Sociedade Mineira dos Castelos Lda. a Direcção Técnica foi ocupada pelo Eng. Francisco da Silva Pinto a 27 de Abril de 1945, seguindo-se o Eng. Pedro Simões a 2 de Janeiro de 1946 que no entanto ocupa este carga por pouco tempo pois a 2 de Abril de 1946 o Eng. Augusto Barata da Rocha é nomeado para Director Técnico.

O pedido de transmissão da concessão do Salto do Lobo para a Sociedade das Minas do Gerês Lda. dá entraga no Ministério da Ecónomia a 5 de Fevereiro de 1950 e a transição da concessão ocorre a 25 de Julho desse ano. Nesta altura o Eng. Eurico Guilherme Lopes da Silva é nomeado como Director Técnico das diversas concessões mineiras. Manter-se-á neste cargo até 1958, pois a 14 de Janeiro desse ano o Eng. Luíz Aníbal Teixeira Sá Fernandes é noneado para dirigir os trabalhos nas Minas dos Carris.

O Eng. Virgílio de Brito Murta ocupa o cargo a 12 de Janeiro de 1966, seguindo-se o Eng. Rodrigo Viana Correa a 6 de Novembro de 1970 e finalmente o Eng. Adriano Fernando Barros é o último a ocupar a Direcção Técnica destas concessões, sendo nomeado a 2 de Junho de 1980.

O abandono irrevogável das concessões mineiras é solicitado a 28 de Abril de 1989 e os alvarás mineiros são cancelados definitivamente a 28 de Maio de 1992.

Fotografia: © Rui C. Barbosa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários para o blogue Carris são moderados.