Carris, 22 de Abril de 2007
Já aqui vos falei por várias vezes sobre um dos edifícios mais característicos existentes nas Minas dos Carris. Este edifício, que é um dos mais pequenos ali existentes, constituiu em tempos uma cozinha que ser via um outro edifício que se erguia ao seu lado. Deste edifício somente existe hoje a fundação sobre a qual assentava.
Este edifício era a casa de habitação para o pessoal superior da mina. Constava de oito habitações de dois corpos de edifícios distintos, conforme se pode constatar na imagem em cima. O edifício mais pequeno era destinado somente à cozinha (nada de capelas ou afins!!!) e dispensa e o outro edifício era utilizado para habitação contendo uma sala de jantar, sete quartos e casa de banho com retrete (!). A ligação entre os dois edifícios era feita por uma passarela.
O edifício utilizado para cozinha era constituído por alvenaria ordinária e o seu telhado era de duas águas com cobertura a lusalite. A habitação propriamente dita era composta de alvenaria somente até ao nível do pavimento, sendo as paredes acima deste nível constituídos por uma armação em madeira com revestimento exterior de lusalite e interior de madeira. A cobertura era de duas águas e fabricada em lusalite.
© (Não está permitida a reprodução deste documento); Edição: Rui C. Barbosa
Fotografia © Rui C. Barbosa
Sem comentários:
Enviar um comentário
Os comentários para o blogue Carris são moderados.