quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

O interior das Minas dos Carris (VI)


Esta série de publicações mostra algumas das fotografias do interior das galerias das Minas dos Carris que correspondem à concessão do Salto do Lobo. Algumas destas fotografias já terão surgido no blogue, mas esta é uma série de publicações que irá sequencialmente mostrar essas imagens.

Actualmente, com os diversos colapsos das galerias e o quase encerramento da sua entrada principal, a visita ao seu interior é extremamente perigosa e não é aconselhada.

As imagens desta publicação foram obtidas a 19 de Julho de 2007 e mostram o Piso 2 da concessão mineira do Salto do Lobo a qual dava acesso ao poço-mestre no qual existia um elevador. Daqui, partiam duas outras galerias, sendo uma delas de acesso ao antigo poço-mestre e que estava abandonada e uma segunda galeria que acabaria por ser vedada devido a uma inundação causada por uma nascente que então seria permanentemente drenada para o exterior.

As imagens mostram vários aspectos da galeria de acesso so Piso 2 e nelas pode-se ver o efeito de anos de abandono e negligência. A deterioração dos materiais devido aos efeitos da corrosão é evidente. Por outro lado, parte das galerias estão inundadas. Curiosamente, nunca encontrei ferramentas mineiras no interior das galerias e mesmo aqui, somente me deparei com a base de uma vagoneta de transporte de carga (ao contrário da concessão da Corga das Negras n.º 1 onde ainda são visíveis várias vagonetas de transporte de minério).

As fotografias mostram também a parte superior do elevador de transporte de pessoal e carga que entretanto já colapsou no Inverno de 2011.









































Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: