domingo, 14 de fevereiro de 2016

Falar do Gerês? Só pelos maus motivos...


Como toda a gente sabe, mas ninguém admite, são muitos os hábitos que ficaram neste país vindos do velho regime.

Quando se fala de praias, é o Algarve! Quando se fala de música, é o fado! Quando se fala de montanha, é a Serra da Estrela!

Porém, algo deve ter caído muito mal a alguém quando o Parque Nacional da Peneda-Gerês foi considerada como uma das maravilhas de Portugal. Desde então, algo se tem orquestrado para denegrir a imagem do Parque Nacional em geral e da Serra do Gerês em particular. Senão, vejamos os inúmeros artigos que no último Verão surgiram escritos por pretendentes a cronistas que falavam do Gerês sem o ter visitado.

Por outro lado, não deixou de ser sintomático e um tanto ou quanto previsível que no programa da RTP, "Portugal a Pé", por «distracção» se colocasse no ar o episódio referente à Serra da Estrela na estreia deste programa, quando a grelha original apontava para um passeio por um percurso pedestre algarvio. Esta distracção foi quase como: "se vão falar de Natureza e caminhadas, na Serra da Estrela é que é!" Pimba, lá saiu o episódio sobre a caminhada na Serra da Estrela que voltaria a ser repetido umas semanas mais tarde já no alinhamento original do programa.

De estranhar foi também a intensa cobertura mediática por parte das televisões, com a CMTV ao comando, dos dois resgates recentemente levados a cabo na Serra do Gerês. No entanto, nem uma palavra sobre o nevão do dia 14 de Fevereiro de 2016 que cobriu o PNPG com um mando branco.

Quase de certeza que se a neve caísse esporadicamente acima dos 1000 metros da Estrela, seria abertura dos telejornais.

De facto, parece que há algo que ficou muito incomodado...

Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: