quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

A epopeia dos mineiros dos Carris no Inverno de 1955 (IV)



O nevão que em finais de Fevereiro de 1955 caiu na Serra do Gerês, é referenciado como um fenómeno atmosférico extremo. Toda a Serra do Gerês ficou coberta com um manto branco com a neve a resistir até finais de Junho em algumas zonas da serra.

Este nevão isolou os habitantes do complexo mineiro dos Carris. Apesar de habituados aos rigores dos altos serranos, as duzentas almas nos Carris não esperavam que o tempo fosse tão cruel. Muitos não tinham roupa adequada para os rigores do Inverno e em alguns dias os alimentos começaram a escassear.

O seguinte texto é da autoria de António Gonzalez que assinou uma reportagem na revista O Século Ilustrado onde foi descrita a epopeia vivida no Gerês...

"Um aspecto das minas dos Carris, já depios de as portas das instalações mineiras terem sido abertas com pás, por estarem cobertas de neve".


Percorrendo sete quilómetros a pé por zonas de intensa neve, a equipa de socorro que em finais de Fevereiro de 1955 foi enviada para transportar mantimentos para os mineiros dos Carris demorou quase quatro horas a percorrer a distância que a separava do ponto de encontro na Água da Pala.


"Quase quatro horas durou a heróica escalada daqueles sete quilómetros. Por fim viveu-se outra faceta da dramática e abnegada aventura: os mineiros tardavam a chegar ao ponto combinado e, dada a intensidade do nevão que caía e que tapava os sulcos abertos horas antes, receava-se que os homens se perdessem ou, ligados uns aos outros, perecessem todos na tragédia da queda em algum precipício encoberto. Quando o telefone retiniu com a boa nova da chegada, soltaram-se gritos de entusiástica alegria."

Fotografias: © O Século Ilustrado / Rui C. Barbosa

2 comentários:

Unknown disse...

Olá Rui, curiosamente no site do IPMA falam de um Fevereiro extramente frio em 1956.

http://www.ipma.pt/pt/media/noticias/newsdetail.html?f=/pt/media/noticias/textos/onda-frio-1965.xml

Tem a certeza que esse episódio foi em 55?

Rui C. Barbosa disse...

Sim, estes episódios ocorreram em Fevereiro / Março de 1955.

É curioso o facto de o IPMA apenas referir os acontecimento do ano seguinte.