terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

A epopeia dos mineiros dos Carris no Inverno de 1955 (III)



Em Março de 1955 uma verdadeira operação de socorro foi levada a cabo para apoiar os habitantes do complexo mineiro de Carris que se encontrava isolado devido aos fortes nevões que haviam caído na Serra do Gerês. O seguinte texto é parte de uma reportagem fotográfica publicada então pela revista "O Século Ilustrado" (o texto é da autoria de António Gonzalez que assina a respectiva reportagem gráfica)...

"Este camião abastecedor de gasóleo esteve retido nas minas durante doze dias. O pessoal que se encontra nas minas já está fora de perigo".


Sem uma expedição de socorro realizada em finais de Fevereiro de 1955, os mineiros dos Carris arriscavam-se a ficar isolados até ao mês de Maio. A queda de neve tinha sido tão intensa que em certas zonas o manto branco atingiu uma espessura de seis metros.

O jornal "O Século" noticiou por várias vezes os esforços da missão de socorro e a revista "O Século Ilustrado" publicou em Março de 1955 uma reportagem fotográfica descrevendo a odisseia vivida na Serra do Gerês. Continuo aqui a reproduzir os textos e imagens que então relataram esses acontecimentos.

O seguinte texto é da autoria de António Gonzalez que assina a respectiva reportagem gráfica)...

"O sr. engenheiro António Castilho, director de máquinas da Junta Autónoma de Estradas, dirigindo os serviços do corte de neve, em que foi utilizado um poderoso tractor".

Fotografias: © O Século Ilustrado / Rui C. Barbosa

Sem comentários: