terça-feira, 29 de março de 2011

Postais do Gerês (XCII) - GEREZ - Na fronteira (Portela do Homem) Carabineiros e guardas fiscaes

Ora, como estou um pouco cansado de estar aqui a falar no deserto, e como não gosto de andar a entreter camelos (principalmente aqueles com responsabilidade que estrebucham muito mas que nada fazem), aqui fica mais um antigo postal do Gerês. A paisagem da Portela do Homem no princípio do Século XX era bastante diferente daquela que temos hoje. Apesar de existir já a divisão administrativa entre os dois países assinalada por marcos de fronteira, esta era vigiada de ambos os lados por carabineiros e guardas fiscais.

A fotografia é certamente posterior a Outubro de 1910 como se pode constatar pela bandeira republicana.

Fotografia © Miguel Campos Costa / Rui C. Barbosa

1 comentário:

Mundo da Alma disse...

Curiosíssimo. Incrível.Que fariam eles o dia todo? Na conversa? Eram compinchas? Avessos? O trabalho não devia ser muito. Quanto tempo lá ficavam? Eram rendidos ao fim do dia? O turno da noite devia ser complicado :) Especialmente no inverno. Faziam fogueira para se aquecer? Olha um contrabandista...PUM.

Wow Rui, obrigado pelo regresso ao passado nesta foto.

Abraço

p.s.Não deixes de fazer a publicidade que precises do que sentes expressar como acto irrestrito de amor por esta serra, utilizando essa publicidade para educar, motivar e congregar.Força.