sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

...uns quilos de lenha.

Quando no passado dia 14 de Fevereiro regressava da minha ida à Casa da Malhadoura, deparei-me a certa altura com dois automóveis parados numa zona onde não deveriam estar. Confesso que o meu primeiro pensamento foi o de criticar a violação ao código da estrada, mas suponho que os analfabetos também tenham carta de condução... estranho é todos naqueles carros serem analfabetos! Mas pode acontecer...

Há medida que me ia aproximando tudo se tornou mais claro. As duas viaturas estavam estacionadas junto de um local onde recentemente alguém (PNPG, populares residentes?) haviam estado a cortar uns pinheiros e a madeira estava toda espalhada pelo chão juntamente com troncos já cortados e prontos para serem carregados. Assim, quando me aproximo de um dos carros escuto o seguinte diálogo:

- "Vamos lá, depressa! Antes que venha o dono!"

- "Não há problema, isto é do estado... isto é de todos nós!"

Para tornar este assunto mais claro, convém referir que a mala de um dos carros estava a ser cheia com lenha para provavelmente ser utilizada nas lareiras lá de casa.

Este é um dos resultados da destruição de várias das cancelas que limitavam o acesso aos caminhos florestais e é também o resultado da política que levou a que o PNPG não tenha equipas de vigilância em quantidade suficiente para cobrir todo o território... Onde anda o SEPNA nestas alturas? Nos finais dos trilhos há espera dos que caminham nas montanhas enquanto que estes roubos passam sem ser notados... Aqui também se mostra a falta de respeito pela propriedade alheia e razão têm os residentes ao dizerem que muitas das suas propriedades são desrespeitadas por quem anda no parque nacional sem saber que parte do seu território não é pertença do estado, mas sim propriedade privada.

Fotografias: © Sílvia Carvalho

2 comentários:

DuK disse...

...uns quilos de lenha, outros quilos de cogumelos, cancelas destruidas, simbolos do parque vandalizados, mariolas azuis, amarelas, inscrições nas pedra, nos edificios das minas... estranho, ainda ha pouco tempo li neste blog comentarios que diziam que isto era um exagero, que o parque nao estava a ficar degradado e que mais valia deixar as coisas como estão, que ja conheciam o parque há 20 anos e que ele está igual (como se estar igual fosse bom LoL).

SEPNA? ICNB? GNR? ALGUEM?

Jorge Sousa disse...

Eu costumo dizer:-temos o que merecemos! E a realidade é esta... Em Portugal existe um enorme défice de formação. Não é formação académica! Essa quase que nos é oferecida a cada esquina. Com as "novas oportunidades" daqui a pouco todos são doutores ou... engenheiros! A falta de formação é cívica: é do Estado, não é de ninguém em vez de ser é de todos e não se mexe... Deixa-me colocar a minha assinatura para, daqui a vinte anos quando vier com os meus filhos, a rocha ainda "diz" o meu nome... Às vezes tenho vergonha de ser português! Excelente post. Abraço, Jorge Sousa www.bota-rota.blogspot.com