sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Postais do Gerês (XLI) - Chalet florestal na Portela de Leonte

Já anteriormente havia publicado uma entrada nesta série com o primeiro postal que surge em cima. Neste postal a cores do princípio do Século XX (o texto no postal está datado de 27 de Julho de 1917), vemos uma paisagem da Portela de Leonte a que não estamos muito habituados nos nossos dias. Se o contorno da serra no horizonte é-nos familiar, já não será o chalet que existia em Leonte no início do Século XX. É deveras interessante ver uma paisagem tão pouco tocada pelo homem num local hoje marcado pela estrada que liga as Caldas do Gerês à Portela do Homem.

Considero que seja difícil crer a existência deste chalet. O mesmo surge numa outra perspectiva num outro postal a cores enviado do Gerês para o Porto a 28 de Setembro de 1917 exibido a seguir. Sem dúvida que são dois postais interessantíssimos.


Mas terá existido mesmo este chalet ou não passará de um cenário bucólico de um artista. De facto, existiu antes de ser derrubado para a construção no mesmo local da casa florestal que ainda hoje podemos ver em Leonte. As três fotografias em baixo, extraídas da revista Illustração Portuguesa, são a testemunha de um passado onde a Portela de Leonte era uma verdadeira porta para um mundo quase selvagem da Serra do Gerês.

Fotografias: © Rui C. Barbosa

Sem comentários: