sábado, 26 de setembro de 2009

Explorar o Salto do Lobo

Salto do Lobo, anos 40

A exploração mineira na zona dos Carris começou no interior do Salto do Lobo. Existe um ou outro registo mineiro anterior ao registo que originou toda a exploração mineira daquela zona, mas foi no salto do Lobo onde o volfrâmio concentrou a maior parte dos esforços dos mineiros de então.

Acessível nos anos 40 do século passado, a zona tornou-se quase fechada com o passar dos anos e com a vegetação a tomar conta do local de uma forma extremamente densa.

Talvez este fim de semana consiga revelar um pouco dos segredos que ali se escondem. Que se abeira do Salto do Lobo encontra em certo local o que parecem ser umas antigas escadas, o que indica por si só a importância que o local teve em tempos.

Fotografia: © Rui C. Barbosa

1 comentário:

Anabela disse...

Ola,fiz este percurso no Domingo passado,com um grupo de 9 pessoas,ja o tinha feito em 2005 e sabes notei muitas diferenças,ja ha muito mato a diminuir o caminho de acesso,a aldeia esta completamente degradada,e encontrei um buraco chei de lixo,penso que tens a foto no teu blog,fiquei com pena,porque em 2005 viamos o riacho a passar ao fundo agora com o mato tem sitios que nao é visivel,e tenho pena que nao se preserve a aldeia...,muita pena mesma...
quando chego la acima sinto uma calama,vi um grupo grande de cavalos que penso serem selvagens...,sabes,adoro a naturaza,adoro o Geres...