Páginas

terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Outros trilhos - Rota dos Barrocais

 


A interessantíssima Rota dos Barrocais (PR5 IDN) percorre os caminhos, ruas e trilhos da aldeia histórica de Monsanto.

Mais informações sobre este percurso, aqui.



Iniciando o percurso na direcção dos Penedos Juntos, a sua parte final (na descida e regresso da Capela de S. Pedro de Vir-a-Corça) pode-se tornar um pouco complicada devido a problemas de sinalização.

Monsanto é uma localidade inserida na rede das Aldeias Históricas de Portugal, mas que parece não gostar do turismo nacional. Esta foi a terceira vez que visitei a aldeia de Monsanto e pela terceira vez notei a mesma recepção. Desde a indiferença nas informações sobre a disponibilidade de refeições nos estabelecimentos de restauração abertos na altura (com uma horrível relação 'quantidade / preço'), até à falsa informação nos alojamentos e à inexistência de um local onde se possa tomar um pequeno-almoço pela manhã. Tivemos de tudo o que de mau se pode oferecer, restaram as paisagens. Talvez seja o resultado de viver na ilusão de um título atribuído pelo Estado Novo que de nada vale nos nossos dias.
































Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Paisagens da Peneda-Gerês (MDV) - PNPG

 


O Parque Nacional da Peneda-Gerês, com  69.594,48 ha, estende-se dos planaltos da Mourela ao de Castro Laboreiro incluindo as serras da Peneda, Soajo, Amarela e Gerês. Trata-se duma região montanhosa, essencialmente granítica, em cujas zonas de elevada altitude são visíveis os efeitos da última glaciação. Vales profundos e encaixados suportam uma densa rede hidrográfica que possibilita uma grande variedade de formas de vida e de vivências.

Notável diversidade botânica – bosques, matos, vegetação ripícola e turfeiras para além de matos húmidos – destacando-se a presença de várias espécies raras e endémicas. Alberga alguns dos mais importantes carvalhais de Portugal. Interessantes habitats seminaturais. Diversidade de espécies faunísticas com estatutos diferenciados: endémicas (salamandra-lusitânica); ameaçadas (lobo-ibérico, cabra-montês); de distribuição limitada (cartaxo-nortenho)… No mosaico agrícola destacam-se os prados de lima e lameiros.

Este, que é o único parque nacional em Portugal, possui ainda um rico património histórico-cultural que inclui necrópoles megalíticas, vestígios da romanização, castelos, espigueiros tradicionais com maçarocas de milho, velhos fornos, moinhos de água, levadas, socalcos, brandas (onde as populações passavam o verão), inverneiras (onde aguentavam o rude inverno), termas, tradições peculiares… A tudo isto acresce a curiosa implantação das aldeias serranas e a presença de núcleos de arquitetura tradicional bem preservados.

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Outros trilhos - Rota dos Abutres

 


A Rota dos Abutres (PR1 IDN) é um percurso pedestre de pequena rota com início e término em Salvaterra do Extremo, Idanha-a-Nova.

Mais informações sobre o percurso, aqui.



Com uma extensão de 10,5 km, o percurso tem um forte interesse até atingir os restos de um antigo açude no Rio Erges e depois de passar por magníficas paisagens que nos mostram um cenário ribeirinho, natural e histórico. Depois deste ponto, o traçado tem como único objectivo levar-nos ao ponto de partida através de paisagens de pouco interesse.





















Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)