Páginas

sexta-feira, 30 de setembro de 2022

333... Minas dos Carris pelo Salto do Lobo e subindo a Corga de Lamalonga

 


Caminhada às Minas dos Carris através do Vale do Alto Homem, mas acedendo ao complexo mineiro pelo Salto do Lobo e subindo a Corga de Lamalonga.

A caminhada fez-se a bom ritmo através de uma manhã outonal ao longo do Vale do Alto Homem. Chegando à entrada da Corga da Carvoeirinha, fiz um desvio para as Lamas da Carvoeirinha e daqui cheguei às imediações do Salto do Lobo. A ideia seria chegar à Lavaria Nova através da Corga de Lamalonga ao mesmo tempo que tentava escrutinar um acesso ao interior do Salto do Lobo.



Se no início da mineração o Salto do Lobo estava desprovido de coberto vegetal de grande envergadura, nos nossos dias a entrada é quase impossível sem ter de nos emaranharmos por entre a frondosa ramada que foi crescendo pela estreita passagem ao longo de décadas. O acesso torna-se assim quase impossível com o caudal muito elevado.

Depois de observar as paredes alcantiladas do Salto do Lobo, desci então para as velhas represas da Corga de Lamalonga e iniciei a subida através do leito da ribeira, acedendo assim à parte inferior das ruínas da Lavaria Nova, recolhendo algumas recordações pelo caminho.



O regresso ao ponto de partida foi feito através da Portela da Amoreira e Mina Mercedes As Sombras, no Parque Natural de Baixa Límia - Serra do Xurés, totalizando mais de 29 km.















































Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)