Páginas

sábado, 30 de abril de 2016

GERESÃO já nas bancas


Já está nas bancas a mais recente edição do jornal GERESÃO.

Se desejar assinar o GERESÃO deve enviar um email para geresaojornal@gmail.com.

Memória de Vilarinho da Furna - nos "Perdidos e Achados"


O programa "Perdidos e Achados", da SIC, irá hoje transmitir o episódio "Memória de Vilarinho da Furna".

O programa irá para o ar no Jornal da Noite que se inicia às 20:00.

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Minas dos Carris a 7 de Maio


Relembro que o Parque de Campismo de Cerdeira vai levar a cabo mais uma actividade nas qual é possível visitar as antigas ruínas das Minas dos Carris.

Designada por "Caminhada aos Carris", esta actividade mensal tem como objectivo realizar uma visita guiada às minas com explicação dos aspectos mais importantes da actividade mineira na altura da II Guerra Mundial. A caminhada é feita ao longo do Vale do Homem.

A próxima caminhada terá lugar a 7 de Maio de 2016.

Para mais informações e datas, consultar aqui.

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Um outro olhar... (LVII)


O António Veloso visitou as Minas dos Carris a 13 de Janeiro de 2016 e teve a amabilidade de me enviar várias fotografias. 

Se visitar as Minas dos Carris, envie as suas fotografias para assim se constituir uma base cronológica das ruínas nos píncaros serranos do Gerês.

Obrigado António!







Fotografias © António Veloso (Todos os direitos reservados)

Trilhos lá fora - Peña Ubiña


Antes deste, deveria ter escrito algo sobre dois percursos feitos em Outubro de 2015 nos Picos da Europa, fica prometido para breve.

Teria de chegar o dia para tentar «conquistar» Peña Ubiña. O trabalho na Serra do Gerês tirou-me várias (muitas) oportunidades de desbravar este terreno já tão percorrido por muitos e que seria novidade para mim. É o ápice da regra 'não te preocupes, a montanha não foge de lá!'

Muitas vezes idolatrada, o percurso até Peña Ubiña perfilou-se muito mais fácil do que previa. Infelizmente, chegado aos 2000 metros, a meteorologia não ajudou e ficaram os últimos 411 metros para vencer.

Iniciamos o percurso em Tuiza de Arriba passando pela Iglesia de San Juan. Tal como recomendado, seguimos o percurso de Inverno seguindo pela La Pedrosa (1350 metros), El Meicin (1400 metros) e La Portillera (1450 metros). Já perto o Refúgio del Meicin passamos pela Braña Chuenga com os pequenos refúgios dos pastores. No refúgio, o frio que se fazia sentir foi temperado por um balde de café antes de sairmos para uma sessão fotográfica à paisagem que se apresentava coberta de neve e na qual o nevoeiro e as nuvens iam impregnando com um toque de misticismo.

O «ataque ao cume» deu-se entre El Chegu e El Llanu, seguindo em direcção a Peña las Rubias, ladeando-a pela direita para La Guiariza e passando por Fuente Terreros, La Forquetona e chegando a Puerto de Tuiza. Daqui, e atingindo a fronteira entre as Astúrias e Leon, seguimos um carreiro até atingir os 2000 metros, altura em que começou a nevar intensamente. Com a visibilidade reduzida, foi então tomada a decisão de regressar ao refúgio e depois empreender o regresso a Tuiza de Arriba.

Ficam aqui algumas fotografias da jornada.





























































Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)