quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Vandalismo volta aos Carris

De novo, as ruínas das Minas dos Carris foram alvo de actos de vandalismo. Por muito que queira tentar, não consigo compreender como é possível percorrer 19 km por um caminho difícil só com o único intuito de fazer o que as fotografias mostram.

Quem fez estes graffitis foi aos Carris já com a intenção de os fazer e o mais incrível é que para além de tinta de lata de spray (tinta preta) foi também utilizada tinta de lata (cor amarela).

Será que se pode tentar identificar quem terá feito estes actos de vandalismo?





Fotografias: © Rui C. Barbosa

terça-feira, 30 de outubro de 2012

A luta contra as taxas vai continuar

Costuma-se dizer que "o que é demais é exagero!" e esta questão das taxas já se arrasta há tempo demais. Mesmo depois de toda a contestação, reuniões e esperas por algo que aparentemente estava quase resolvido, a verdade é que passado todo este tempo continuamos com a Portaria 138-A/2010 de 4 de Março em vigor e nada foi feito para a alterar.

Está mais do que visto que a palavra do Secretário de Estado Daniel Campelo vale tanto como uma moeda de 50 centavos (não são 50 cêntimos). O Sr. Secretário de Estado parece célere em resolver os problemas dos lobbys amigos; infelizmente o Sr. Secretário de Estado Daniel Campelo não é montanhista... por isso, outros problemas mais importantes parece que podem esperar.

Assim, o que é de mais é exagero, e penso que já se deu mais do que tempo para este Governo resolver um problema que segundo suas palavras está a ser resolvido desde Novembro de 2011. Ou o Sr. Secretário de Estado mentiu com todos os dentes que tem, ou então tem de explicar sem subterfúgios e politiquices parolas a que se deve tal atraso.

O que é demais é exagero e esperamos até dia 15 de Novembro para que o problema se resolva ou seja resolvido... Em Dezembro voltaremos à luta!

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

O Pé de Salgueiro, o Junco e o Varejeiro

Curiosamente, tenho escutado ultimamente várias conversas sobre as designações de 'Pé de Salgueiro', 'Junco' e 'Varejeiro', e a sua relação com alguns dos píncaros serranos que podemos observar na Serra do Gerês.

Esta é a minha análise e ela vale o que vale, não sendo nada definitiva. Apesar de conhecer várias zonas da Serra do Gerês, sempre me irei considerar um ignorante neste tema e acima de tudo sempre disponível para aprender (em especial com as pessoas que lá vivem!)

Primeiro há que referir que os nomes (os orónimos) correspondem de facto a características geográficas distintas, porém situadas numa zona bem definida ao longo do Vale de Teixeira e de Camalhão. Em termos de localização respectiva (e indo de Norte para Sul), primeiro surge o Pé de Salgueiro (fotografia em cima), depois o Junco (localizado acima da Quelha Verde e da Corga da Figueira), e depois o Varejeiro^- muito mais para Sul - (passando-se próximo dele quando se percorre parte do Trilho dos Currais).

Penso que é esta a localização destes três píncaros serranos... de qualquer das formas, agradeço qualquer correcção.
Parte da encosta da Figueira é vista nesta fotografia.
Um amontoado granítico é uma característica do alto do Junco.

Fotografias: © Rui C. Barbosa

Paisagens de Inverno nas Minas dos Carris


O vídeo já não é novo, mas apeteceu-me partilhá-lo de novo... É um pequeno trabalho composto por várias paisagens invernais por entre as ruínas do complexo mineiro de Carris obtidas ao longo dos últimos anos, intercaladas com dois pequenos segmentos de vídeo. Esperemos que a nova época nos traga mais paisagens assim...

Vídeo: © Rui C. Barbosa

Currais do PNPG (XVIII) - Curral da Mijaceira

Despercebido para muitos, desconhecido de outros tantos, o Curral da Mijaceira está mais perto de um fácil acesso do que muitos imaginam. Na realidade, está a poucos metros da estrada nacional entre as Caldas do Gerês e a Portela de Leonte, e está inserido do PR10 (TBR) 'Trilho da Preguiça'.

Possui um forno bem conservado junto da margem do Rio Gerês e a pouca distância de uma calçada portuguesa e da Cascata de Leonte.


Fotografias: © Rui C. Barbosa

domingo, 28 de outubro de 2012

O mundo dos cogumelos em Leonte

O Outono trás-nos as cores quentes e a beleza dos cogumelos ao Parque Nacional da Peneda-Gerês. Uma rápida passagem pela Portela de Leonte foi o suficiente para entrar no mundo dos Amanita Muscaria e de outros cogumelos que dão às paisagens uma cor única e bela nas tardes frias da floresta.




















Fotografias: © Rui C. Barbosa